Tempo
|
A+ / A-

Cardeal Tolentino Mendonça pede combate ao egoísmo em encontro com portugueses em Roma

21 nov, 2020 - 14:11 • Lusa

José Tolentino Mendonça encontrou-se em Roma com a delegação portuguesa que, no domingo, no Vaticano, no final da missa presidida pelo Papa Francisco, receberá do Panamá os símbolos da JMJ, que em 2023 terá lugar em Portugal.

A+ / A-

O cardeal Tolentino Mendonça apelou, este sábado, ao combate a uma “cultura dominante do egoísmo”, num encontro com os portugueses que, no domingo, receberão no Vaticano os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Para o cardeal português, a par do combate ao egoísmo deve sobressair o entendimento da vida como “serviço e dedicação” aos outros.

José Tolentino Mendonça encontrou-se em Roma com a delegação portuguesa que, no domingo, no Vaticano, no final da missa presidida pelo Papa Francisco, receberá do Panamá os símbolos da JMJ, que em 2023 terá lugar em Portugal.

Para o arquivista e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, citado pela agência Ecclesia, as JMJ são um “sinal” e ultrapassam a lógica do “mega-acontecimento pontual”, que deixa tudo “como estava”.

“As jornadas não são apenas uma das maiores concentrações humanas e juvenis do planeta, com tudo o que isso representa em termos de organização”, afirmou, acrescentando, ainda segundo a Ecclesia, que as JMJ são uma intensa “jornada de evangelização”.

O encontro de hoje teve lugar na igreja de Santo António dos Portugueses, na capital italiana, antes de uma eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que chefia a delegação portuguesa

Portugal recebe no domingo, na missa presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, os símbolos da JMJ.

“É o pontapé de saída para a organização de Lisboa”, disse à agência Lusa o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, considerando importante o momento de receção dos símbolos, até agora na posse do Panamá, cuja capital foi palco da última JMJ, em janeiro de 2019.

A JMJ é o maior evento organizado pela Igreja Católica.

A entrega dos símbolos, a Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, e a réplica do ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, deveria ter acontecido em abril, mas devido à pandemia de covid-19 foi adiada.

Depois de chegarem a Portugal, aqueles símbolos ficarão na Sé de Lisboa.

Na celebração de domingo vai estar uma dezena de jovens portugueses, adiantou, por sua vez, o secretário executivo da JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi.

“São 10 jovens, de várias zonas do país, que vão representar todos os jovens portugueses”, disse Duarte Ricciardi, considerando o momento como “uma espécie de passagem de pasta dos jovens do Panamá para os jovens de Lisboa”, para que os símbolos “sigam a sua missão” e “continuem a ser um sinal de transformação social e de propagação da paz”.

Segundo o gabinete de comunicação da JMJ2023, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela a área da juventude, participa nesta cerimónia, em Roma, em representação do primeiro-ministro.

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a JMJ foi adiada um ano devido à pandemia de covid-19.

Lisboa será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo Papa João Paulo II (1920-2005).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+