Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Novas medidas por concelho. Governo adota nova classificação de risco

21 nov, 2020 - 18:38 • Joana Gonçalves

Mais de 45 concelhos portugueses apresentam risco extremamente elevado de infeção pelo novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


O Governo adotou, este sábado, uma nova classificação de risco de infeção por concelho. Foram definidos quatro níveis de risco. Risco moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado. São 65 os concelhos portugueses nesta situação.

Na lista de risco elevado entram os 86 concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960, com 80 municípios.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão 47 concelhos, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Aos concelhos de risco moderado aplicam-se apenas as medidas de restrição gerais, como o uso de máscara nos locais de trabalho e a proibição de circulação entre concelhos das 23h de 27 de novembro às 5h de 2 de dezembro. A restrição de circulação entre municípios também se aplica entre as 23h de 4 de dezembro e as 5h de 9 de dezembro.

Entre 30 de novembro e 10 de dezembro foi, ainda, decretada a suspensão das atividades letivas, tolerância de ponto e anunciado o apelo a entidades privadas para dispensa de trabalhadores.

Estas regras aplicam-se, também, aos restantes três níveis de risco, a que acrescem algumas medidas de restrição.

Medidas para os concelhos de risco elevados
  • Manutenção da proibição de circulação na via pública entre 23h as 5h
  • Ação de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatórios
  • Encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22h
  • Encerramento dos restaurantes e equipamentos culturais às 22h30
Medidas para os concelhos de risco muito elevado e extremamente elevado
  • Proibição de circulação na via pública entre 23h as 5h
  • Proibição de circulação na via pública e encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13h e as 5h de sábado, domingo e feriados
  • Encerramento dos estabelecimentos a partir das 15h, em véspera de feriados (30 novembro e 7 de dezembro)
  • Ação de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatórios
  • Encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22h
  • Encerramento dos restaurantes e equipamentos culturais às 22h30
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Venancio
    22 nov, 2020 Barreiro 01:32
    Não e novidade para ninguém a evolução que a pandemia tem tido em todo mundo e em Portugal em particular, mas sera que ainda não se chegou a conclusão que estas novas restrições não vai impedir a natural e inevitavel progressão dos contagios já que reprimir e sufocar a nossa fragil economia so ira conduzir a situações de crescente desemprego e pobreza cada vez mais disseminada. Provavelmente o numero de mortes e doentes que tais medidas estão a provocar serão muito maiores do que os motivados pelo covid!!!!!! Sera que ja se contabilizou o numero e mortes motivados por cirurgias que foram adiadas? Infelizmente conhço muitos casos de pessoas que em desespero de causa por motivos familiares e economicos ja cometeram e outros estão a ponderar cometer o suicidio!!!!!!!!!!!!!!!!!!ISTO ,E MUITO GRAVE!!!!!!! Srs governantes e "iluminados" deste pais, antes de se tomarem certas medidas "em cima do joelho" pensem nas reais e ocultas consequências das mesmas e pensem se sera assim que vamos conseguir conter a pandemia! O vírus não tem hora nem dia para atacar,e se os cidadãos portugueses quisererm conviver e encontrar-se não é com este tipo de controlo que vão deixar de o fazer!!! Pensem mais na sensibilização e na moderação do que no controlo e repressão,porque só assim conseguiremos conter este mal que atualmente nos afeta Um grande bem haja para todos e boas festas dentro do possivel na atual conjetura das coisas!

Destaques V+