Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Madeira com 12 novos casos de transmissão local

21 nov, 2020 - 22:11 • Lusa

Um dos casos de transmissão local diz respeito a uma criança com idade inferior a 2 anos, com ligação aos casos já identificados num infantário no concelho do Câmara de Lobos.

A+ / A-

Veja também:


A Madeira registou este sábado mais 12 casos de Covid-19 – todos de transmissão local – elevando para 672 as situações confirmadas, das quais 166 estão ativas, revelou este sábado a Direção Regional de Saúde.

"Até ao dia 21 de novembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.132 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", refere o boletim sobre a situação epidemiológica da doença.

"Hoje há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 672 casos confirmados de Covid-19 no território regional, tratando-se de 12 casos de transmissão local, associados, na maioria, a contactos de casos positivos anteriormente identificados, mas em duas situações, os contactos estão ainda sob investigação”, acrescentou o comunicado.

A Direção Regional da Saúde assinala que um dos casos de transmissão local diz respeito a uma criança com idade inferior a 2 anos, com ligação aos casos já identificados num infantário no concelho do Câmara de Lobos.

A autoridade de saúde revela ainda haver este sábado mais oito casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 504 casos recuperados de Covid-19.

Até à data, foram registados dois óbitos associados à Covid-19 na região, sendo 166 os casos ativos, dos quais 55 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 111 de transmissão local.

Relativamente à residência dos casos ativos, 37 são não-residentes e 129 são residentes na região.

Quanto ao isolamento dos casos ativos, 34 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 126 em alojamento próprio e cinco pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 e um doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta mesma doença.

No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 846 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Quanto à vigilância de viajantes, 8.080 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

"No total, há 54 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, cinco provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 49 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24, estando em curso as respetivas Investigações epidemiológicas", sublinha o boletim.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 108.164 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 18h30 horas de hoje.

No total destes testes, foram identificados 161 casos positivos para Covid-19, que, por esta razão, já não viajaram para a Região Autónoma.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.373.381 mortos resultantes de mais de 57,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.824 pessoas dos 255.970 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+