Tempo
|
A+ / A-

Moçambique. Bispo de Pemba pode ser ouvido no Parlamento Europeu

20 nov, 2020 - 17:13 • Ana Lisboa

A crise humanitária que se vive em Cabo Delgado, em consequência da violência terrorista, está a ser seguida com preocupação pelo Partido Popular Europeu que esteve reunido esta semana para falar sobre o assunto.

A+ / A-

O agravamento da situação humanitária na Província moçambicana de Cabo Delgado poderá levar o Partido Popular Europeu a propor uma audição do Bispo de Pemba na Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu.

A informação foi revelada pelo eurodeputado Paulo Rangel, em declarações à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O também vice-presidente do PPE considera que a audição de D. Luiz Lisboa será "altamente inspiradora".

A ideia de agendar a audição do Bispo de Pemba tem a ver com o facto de ser "improvável" um novo debate do plenário, uma vez que o tema dos ataques terroristas já foi debatido pelos eurodeputados em Setembro passado e "com doutrina fixada".

Daí que a audição seja o caminho mais provável para que a questão do apoio humanitário às populações moçambicanas vítimas do terrorismo volte a ser debatido ao mais alto nível.

Nesse sentido, Paulo Rangel diz que "gostaríamos de ter seguramente o Bispo de Pemba e eventualmente até a autoridade, isto é, o Governador de Cabo Delgado, e que eles pudessem dar um testemunho na primeira pessoa". Em seu entender, este testemunho seria fundamental "para acelerar as coisas".

O eurodeputado português mostra-se muito crítico face "ao pouco que tem sido feito a nível internacional no apoio às populações de Cabo Delgado, vítimas de ataques terroristas desde Outubro de 2017", situação que se tem agravado significativamente nos últimos meses.

O vice-presidente do PPE admite mesmo que "a União Europeia tem feito pouco” e que "o governo de moçambique também tem aqui responsabilidades, porque tem sido muito lento, muito fechado, sempre a tentar não dar a esta situação o relevo que ela tem".

Rangel aponta o dedo também ao governo português, afirmando que "não tem feito o suficiente". E aproveita para lembrar que Portugal vai ter a presidência da União Europeia já a partir de Janeiro e, por isso, "está sob o foco".

Este responsável reconhece que a situação é "absolutamente explosiva" com o agravamento das condições humanitárias.

De acordo com as estatísticas da ONU, haverá cerca de 315 mil deslocados, mas o eurodeputado diz que o Bispo lhe garantiu que "seguramente são mais de 500 mil deslocados".

Esta situação está a provocar uma pressão junto das organizações que procuram dar resposta às necessidades das populações que fogem dos conflitos e da violência.

Paulo Rangel explica que a informação que tem é que "Pemba e os arredores são os casos mais claros de sobrelotação" e que estão a chegar a "um ponto insustentável". Mas até em cidades mais distantes, como Nampula, "já se começa a sentir essa pressão". Quanto à Província de Cabo Delgado, a situação é "dramática".

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre já neste mês de Novembro enviou uma ajuda de emergência no valor de 100 mil euros para "apoiar as dioceses envolvidas no acolhimento aos deslocados".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+