Tempo
|
A+ / A-

Área Metropolitana do Porto

STCP reforça seis linhas com maior procura a partir de segunda-feira

20 nov, 2020 - 18:32 • Lusa

Medida abrange seis linhas que operam nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo que registam mais procura nos períodos mais movimentados da manhã e da tarde.

A+ / A-

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou esta sexta-feira que vai reforçar seis linhas de autocarros com percursos fora do Porto com “maior procura e intensidade de utilização”, aumentando a sua oferta para 105%.

Este reforço vai acontecer a partir de 23 de novembro e por um período de três meses, esclareceu a empresa em comunicado.

Estas linhas, que operam nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo, no distrito do Porto, foram identificadas como sendo as “de maior procura de passageiros e maior intensidade de utilização”, principalmente nos períodos de ponta da manhã e da tarde.

“Alturas em que há registos de procura excessiva para a oferta, atualmente, praticada”, sublinhou.

Este reforço nas linhas 501, 600, 703, 800, 801 e 907 acontecerá nos dias úteis e nos horários denominados “normais”, pelo que não estará em funcionamento nos períodos de férias escolares, alertou a empresa.

Além deste aumento, a STCP revelou que, também a 23 de novembro, quatro linhas da sua rede (705, 706, 707 e linha ZF) passam a ser operadas por operadores privados ao serviço desta, tendo as mesmas sido contratadas para libertar os meios necessários para os reforços temporários.

“Estas linhas são contratadas apenas aos dias úteis e nos períodos de horários “normais”, sem incluir férias escolares, tendo em consideração os períodos em que a empresa necessita de recursos adicionais, em termos de veículos e motoristas, para fazer face aos aumentos de oferta necessários”, vincou.

A STCP adjudicou a contratação da operação destas linhas aos operadores Maia Transportes, Espírito Santo e VALPI, divulgou.

Este acordo abrange unicamente os dias úteis, mantendo a STCP a operação das linhas aos fins de semana e feriados com recursos próprios, salvaguardou.

Os autocarros que irão circular nestas linhas, quando operados pelas empresas subcontratadas, estarão devidamente identificados com a marca STCP.

A subcontratação não é aplicada diretamente aos reforços das linhas, dada a complexidade de gerir dois operadores, em simultâneo, no mesmo percurso, frisou a STCP.

A empresa recordou que, em outubro passado, tinha já assumido uma primeira operação de reforço transitório aos dias úteis, beneficiando o serviço de oito linhas de elevada procura e de circulação exclusiva na cidade do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+