Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lacerda Sales: "As escolas estão a correr bem"

20 nov, 2020 - 15:16 • Redação

Secretário de Estado da Saúde rejeita a ideia de que as férias de Natal possam ser antecipadas devido ao aumento de surtos nas escolas.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta sexta-feira que o Governo não está a pensar em antecipar as férias de natal nas escolas portuguesas, mesmo com o número de surtos a aumentar nos estabelecimentos de ensino.

De acordo com os dados da DGS sobre a infecção nas diferentes classes etárias, o grupo das crianças até aos nove anos é aquele onde se registou o maior aumento de infecções nas últimas duas semanas com um crescimento de 66%.

Larceda Sales afirmou que "as escolas estão a correr bem". "As escolas não são um grande foco, e as autoridades fazem o trabalho de segregação: uma turma, uma zona da escola, ou a escola", descreveu o governante.

Há 477 surtos de Covid-19 activos em escolas, anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales. Mais de 60% são na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) vai passar a divulgar semanalmente a informação relativa ao número de casos de covid-19 em contexto escolar , após quase um mês em que estes dados não foram actualizados.

Nas escolas de Lisboa e Vale do Tejo há 291 dos 477 surtos de covid-19 ((considera-se que há um surto quando há duas ou mais infeções) activos em contexto escolar. Segundo os dados anunciados pelo secretário de Estado da Saúde, na região Norte, onde se tem concentrado a maior parte dos casos da doença na população geral, há 58 surtos em escolas.

No Centro há 73 surtos, 29 focos no Alentejo e 27 no Algarve.

Já em relação ao uso de máscaras nas prisões, o secretário de Estado informa que está para breve uma orientação sobre da DGS sobre o uso de máscaras. No entanto, esta semana a direção dos serviços prisionais considerou que os estabelecimentos prisionais não se encaixam na recomendação do uso de máscaras em espaços públicos para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Se Marta Temido já tinha ido em sentido contrário, Lacerda Sales reforçou a opinião da ministra e disse: “Sim, devem ser utilizadas máscaras dentro das prisões”.

Já em relação ao congresso do PCP, Lacerda Sales repetiu o ministro da Administração Interna: “O Governo não pode proibir o que a lei proíbe de proibir”.

“Aos governantes não cabe partilhar estados de alma, cabe a assegurar que a lei é cumprida", afiançou. "Estamos convencidos que as autoridades estarão à altura das suas responsabilidades”, rematou.

Portugal regista 6.489 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 61 mortes associadas à doença Covid-19, nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório desta sexta-feira, com dados atualizados até às 00h00 de quinta, mostra uma subida de 1.352 no número de recuperados, para um total de 163.000. O número de casos ativos volta a subir e atingiu agora os 8.2736 (mais 1.352).

O número de internamentos continua a aumentar e atingiu esta sexta-feira 3.079 (+62), com 481 (+23) em casos intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    21 nov, 2020 Portugal 11:11
    Assim se enterra qualquer réstia de credibilidade. É sabido que os verdadeiros dados estão ocultados do público, no fundo de uma gaveta. Este tipo quer fazer-nos acreditar que está tudo bem quando há escolas que só aparecem nas listas de covid porque professores dessas escolas denunciaram esse facto, que os diretores dessas escolas estavam caladinhos que nem ratos, a cumprir a lei da rolha decretada pelo governo.
  • Cidadao
    20 nov, 2020 Lisboa 21:42
    Mais um boy do governo - o Lacerda dos "alimentos leves" - a deitar poeira para os olhos.

Destaques V+