Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias de acolhimento precisam-se! Misericórdia de Lisboa lança campanha

20 nov, 2020 - 18:26 • Filomena Barros

O repto é lançado numa nova campanha da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o mote “acolher uma criança é devolver-lhe a infância”. Nesta altura, há 17 crianças acolhidas e 24 famílias ativas. Um total de 1.250 crianças até aos seis anos aguardam por famílias de acolhimento.

A+ / A-

Veja também:


O objetivo da nova campanha da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é claro: garantir ambiente familiar as crianças dos 0 aos 6 anos que estejam em situação de risco. Depois do primeiro lançamento no ano passado, a SCML pretende agora "reavivar" a campanha e “a consciência social” com mais divulgação nos media, publicidade urbana e outros meios.

Segundo a diretora da Unidade de Adoção, Acolhimento Familiar e Apadrinhamento Civil da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Isabel Pastor, procuram-se famílias “com capacidade para amar e deixar voar”.

Além das condições da casa, estado de saúde, idade superior a 25 anos, entre outros critérios, é avaliada a “capacidade de se ligar afetivamente a uma criança, que depois terá o seu projeto de vida e, mais cedo ou mais tarde, deixará a família de acolhimento”.

A família de acolhimento não pode adotar a criança que acolhe; deve cuidar pelo tempo que for necessário, sabendo que a ligação é temporária.

Podem ser candidatos os casais com ou sem filhos, as famílias monoparentais, adultos que vivem juntos com ligações de afinidade (por exemplo, mãe e filha) e até famílias estrangeiras, desde que residentes em Portugal.


A situação financeira não é condição: “não procuramos necessariamente famílias com elevadas posses, como também não excluímos famílias remediadas. Desde que se possa considerar que a família tem suficiente autonomia para não estar dependente do apoio social, poderá ser considerada uma boa família de acolhimento”, esclarece Isabel Pastor.

A família selecionada recebe 526 euros por criança com mais de 6 anos, 605 euros, por criança dos 0-6 anos, com uma majoração que atinge os 684 euros no caso de crianças com deficiência ou doença crónica.

Há famílias de acolhimento que recebem crianças deficientes e irmãos.

A campanha Lisboa Acolhe refere que há 1.250 crianças, até aos seis anos, à espera de famílias de acolhimento. “Estão acolhidas em instituições, nesta zona do distrito de lisboa, mas poderiam ser acolhidas em famílias, se as houvesse.”

Na sequência da campanha do ano passado, a SCML recrutou 24 famílias de acolhimento ativas (eram 25, uma saiu) e há 20 candidaturas em estudo.

Nesta altura, estão 17 crianças em acolhimento de um total anterior de 20: uma voltou para a família biológica, as outras duas foram adotadas.

A nova campanha com o mote "acolher uma criança é devolver-lhe a infância" está a decorrer e são precisas mais de 100 famílias de acolhimento na região de Área Metropolitana de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    18 out, 2023 Martinho 15:18
    Boa tarde Gostaria de saber o que é necessário para ser familia de acolhimento.
  • Olinda Faria
    15 mar, 2022 Matosinhos/Porto 16:38
    Tenho condições para receber uma ou mais crianças ou refugiados da Ucrânia. Como se faz a candidatura?
  • Lénya Almeida
    16 jan, 2021 Póvoa de santa iria 14:28
    Boa tarde. Como proceder para se candidatar para ser familia de acolhimento??
  • Sofia Rosas
    09 jan, 2021 Gondomar 18:22
    Boa noite, não sou família de acolhimento mas isso está nos meus planos de vida e portanto informei-me sobre o assunto, para quem está a perguntar se tem que ser em Lisboa, não - pode ser em qualquer parte do país. Têm que falar com a segurança social (penso que também podem recorrer à santa casa da misericórdia de lisboa, mas na segurança social tenho a certeza que vos esclarecem!). Espero ter sido de ajuda.
  • Cláudia Borges
    21 dez, 2020 Lorvão 00:54
    Boa noite. Só podem ser famílias da área de Lisboa?
  • Tânia Nunes
    20 dez, 2020 Évora 19:10
    Gostaria de saber mais informações.
  • ana Lopes
    20 dez, 2020 S. Joao da Ribeira - Rio Maior 09:42
    Bom dia gostaria de saber se morando fora de Lisboa poderia ser candidata a familia de acolhimento obrigada
  • silvia rodrigues
    19 dez, 2020 Nº7 4ºB Arruda Vinhos 21:43
    Boa noite .Gostaria de candidatar me como familia acolhimento,se assim for possivel. Cmpts
  • Deolinda Ferreira
    19 dez, 2020 Almargem do Bispo 00:24
    Boa noite, gostaria de saber como me posso candidatar a ser família de acolhimento. Obrigada
  • Sandra Correia
    18 dez, 2020 Amadora 01:26
    Goataria de saber como me posso condidatar a ser família de acolhimento

Destaques V+