Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais EUA

Trump acusa Pfizer de atrasar notícia sobre eficácia da vacina Covid para o prejudicar

20 nov, 2020 - 22:49 • Lusa

Presidente cessante, que continua sem aceitar derrota nas eleições, já tinha dirigido esta acusação à farmacêutica, à FDA e ao Partido Democrata em 9 de novembro, o que levou a revista "Science" a averiguar a base da alegação, comprovando que não há provas que a sustentem.

A+ / A-

Donald Trump aludiu esta sexta-feira novamente a uma alegada conspiração para que a informação preliminar sobre a eficácia da vacina contra o coronavírus a ser desenvolvida pela farmcêutica Pfizer fosse divulgada só depois das eleições prejudiciais, com o intuito de o prejudicar.

Hoje, Trump devia dar uma conferência de imprensa para anunciar uma descida do preço dos medicamentos, mas, visivelmente irritado, responsabilizou diretamente a empresa norte-americana e não aceitou perguntas dos jornalistas.

Ainda sem ter aceitado a derrota para Joe Biden nas eleições 3 de novembro, Trump atacou também a entidade reguladora da alimentação e dos medicamentos (FDA, na sigla em Inglês).

“Vocês não teriam uma vacina nos próximos quatro anos se não fosse eu, porque a FDA nunca teria sido capaz de fazer o que fez se não os tivesse forçado a fazê-lo”, começou por dizer.

“A Pfizer e outros incluídos decidiram não avaliar os resultados da sua vacina, por outras palavras, só apresentaram a vacina depois das eleições”, denunciou, mas sem avançar qualquer prova.

Esta acusação, dirigida à Pfizer, à FDA e ao Partido Democrata, já tinha sido feita em 9 de novembro, o que levou inclusive a revista "Science" a averiguar a base da alegação, comprovando que não havia provas que a suportassem.

Hoje, a Pfizer e a sua parceira alemã, a BioNTech, pediram uma autorização de emergência à FDA para poderem começar a distribuir a sua vacina, que poderia ser administrada a grupos de riscos a partir de dezembro.

A Pfizer não utilizou fundos públicos dos EUA no desenvolvimento da sua vacina, se bem que tenha depois chegado a acordo com o governo federal para a venda de 100 milhões de doses por 1,95 mil milhões de dólares (1,645 mil milhões de euros).

Já a farmacêutica norte-americana Moderna utilizou fundos federais no desenvolvimento da sua vacina, a qual apresentou resultados preliminares muito parecidos aos da Pfizer.

"É um grande dia para a humanidade". Pfizer anuncia vacina com eficácia superior a 90%
"É um grande dia para a humanidade". Pfizer anuncia vacina com eficácia superior a 90%
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+