Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Começa a festa da Taça

20 nov, 2020 - 09:10 • Sílvio Vieira

Arranca esta sexta-feira a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, a primeira com a participação das equipas da I Liga. FC Porto inicia defesa do título no Barreiro, no sábado.

A+ / A-

É em Oleiros que esta sexta-feira se dá o pontapé de saída na 3.ª eliminatória da Taça Portugal. São 64 clubes, entre os quais, e em estreia na prova, os da 18 da I Liga.

Os regulamentos determinam que, nesta fase, as equipas de escalões inferiores que defrontam primodivisionários jogam em casa. Este ano, no entanto, não haverá público nas bancadas, devido às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19.

Ao Oleiros, do Campeonato de Portugal (CP), calhou em sorte o Gil Vicente, penúltimo classificado da I Liga que vai estrear Ricardo Soares, como treinador, depois da dispensa de Rui Almeida.

O sintético da vila de Castelo Branco é palco do arranque de uma eliminatória que só ficará concluída a 3 de dezembro, com o Estrela-Farense.

Esta sexta-feira, além de Oleiros ou Gil, serão conhecidos mais dois clubes apurados para a próxima fase. O Feirense, da II Liga, recebe o Amora, do CP; o Portimonense, último classificado da I Liga, visita o Leiria, do CP.

Barreiro, Paredes e Sacavém entram no mapa dos grandes

É no Barreiro que o FC Porto inicia a defesa do título, sábado, a partir das 14h30. A equipa de Sérgio Conceição defronta o Fabril, penúltimo da Série G do CP.

O clube da margem sul do Tejo ainda não venceu no campeonato. As duas vitórias que conquistou esta época, em oito jogos, foi na Taça, frente a Rabo Peixe e Sernache.

Também no sábado, o Benfica, finalista vencido da última edição da prova, desloca-se a Paredes (21h15). O clube nortenho é 3.º classificado da Série C do CP e não perde há três jogos.

O Sporting é o último dos três grandes a entrar em cena. Joga na segunda-feira, no Estádio Nacional, com o Sacavenense, 5.º classificado da Série F do CP.

A partida foi deslocada do Campo do Sacavenense para o Estádio Nacional, devido à transmissão televisiva. Os leões procuram evitar repetição da história da época passada, em que foram eliminados nesta fase da competição, pelo Alverca.

Os jogos de FC Porto, Benfica e Sporting poderão ser acompanhados em direto na Renascença e em rr.sapo.pt.

"Tomba-gigantes" à espreita

Desta eliminatória, destaque também para a deslocação do Vitória de Guimarães a Arouca, onde vai encontrar um clube a realizar uma boa campanha na II Liga, treinado por Armando Evangelista, antigo técnico dos minhotos.

O Braga vai à Trofa defrontar um Trofense que ainda não perdeu esta época e lidera a Série C do Campeonato de Portugal.

O Trofense conta no seu plantel com alguns jogadores com muita experiência. Reforçou-se, esta época, por exemplo, com Vasco Rocha, que na temporada passada jogou na I Liga, pelo Paços de Ferreira. O guarda-redes Serginho (ex-Varzim) e o central João Paulo (ex-Penafiel) chegaram à equipa provenientes da II Liga.

André Leão, com passagem marcante pelo Paços de Ferreira, e Alan Júnior, ponta de lança que chegou a ter contrato com o Benfica, são outros dos destaques do grupo às ordens do treinador António Barbosa.

Aveiro volta a receber a visita de uma equipa da I Liga e não se vislumbra tarefa fácil para o Santa Clara. O Beira-Mar está no 2.º lugar da Série D do CP.

O Boavista também tem deslocação difícil pela frente. Os axadrezados jogam em Vizela, perante o 9.º classificado da II Liga. Curiosamente, uma equipa com vários jogadores ex-Boavista e o treinador, Álvaro Pacheco, que foi adjunto de Miguel Leal no Bessa.

O Penafiel-Marítimo e o Casa Pia-Nacional são os outros dois embates entre equipas dos dois escalões profissionais. O único jogo que opõe duas formações da II Liga é o Académica-Varzim.

São 32 jogos, 64 equipas, surpresas reservadas, “tomba-gigantes” à espera para despertar. A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal arranca esta sexta-feira, às 14h30, com o Oleiros-Gil Vicente.

20 de novembro 2020 | sexta-feira

14h30: ARC Oleiros - Gil Vicente FC
17h30: CD Feirense - Amora FC
21h00: UD Leiria - Portimonense

21 de novembro 2020 | sábado
11h00: Oriental Dragon FC – Leixões SC
11h15: Clube Oriental de Lisboa – Leixões SC
14h00: CDC Montalegre – Académico de Viseu
14h30: GD Fabril Barreiro – FC Porto
15h00: AC Marinhense – CD Cova da Piedade
16h30: FC Arouca – Vitória SC
19h30: CD Trofense – SC Braga
21h15: União SC Paredes – SL Benfica

22 de novembro 2020 | domingo
11h00: AD Fafe – GD Vilar de Perdizes
11h00: Vilaverdense FC – Clube Olímpico do Montijo
11h00: FC Felgueiras 1932 – CD Tondela
11h00: SC Espinho – Gondomar SC
11h00: Anadia FC – CD Pinhalnovense
11h00: AD Os Limianos – GD Fontinhas
11h00: SCU Torreense – Alverca
14h30: Merelinense FC – Moreirense FC
14h30: Desportivo de Monção – Rio Ave FC
14h30: SC Beira-Mar – Santa Clara
15h00: Estoril Praia – Lusitano Ginásio Clube
15h00: UD Vilafranquense – AD Sanjoanense
17h15: União Oliveirense – FC Paços de Ferreira
20h00: FC Vizela – Boavista FC

23 de novembro 2020 | segunda-feira
11h00: SC Salgueiros – SC Covilhã
14h00: FC Penafiel – Marítimo Madeira
16h45: Real SC – B Sad
19h30: Académica de Coimbra – Varzim SC
21h15: Sacavenense – Sporting CP

25 de novembro 2020 | quarta-feira
10h00: Casa Pia AC – CD Nacional

3 de dezembro 2020 | quinta-feira
14h30: Club Football Estrela – SC Farense

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+