Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canonização do Padre Cruz. Processo diocesano encerra-se a 17 de dezembro

19 nov, 2020 - 16:00 • Redação com Ecclesia

A cerimónia vai decorrer na igreja de São Vicente de Fora, sendo a celebração aberta à participação dos fiéis, na observância das “medidas sanitárias em vigor”, como indica um comunicado do patriarcado.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa marcou para 17 de dezembro a sessão de clausura do processo diocesano supletivo para a causa de beatificação do Padre Cruz.

A cerimónia, presidida pelo próprio D. Manuel Clemente, tem início marcado para as 15h00, na igreja de São Vicente de Fora, sendo a celebração aberta à participação dos fiéis, na observância das “medidas sanitárias em vigor”, como indica um comunicado do patriarcado.

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965. Mais tarde, “sendo necessário completar aquele processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização”, foi nomeado um novo Tribunal, em setembro de 2009.

O Patriarcado de Lisboa informa que, entre março e maio de 2011, foram “ouvidos os testemunhos sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus”; a Comissão Histórica entregou a de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica.

Após a clausura do processo supletivo, este será apresentado à Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) pelo postulador da Companhia de Jesus, padre Pascual Cebollada.

Quem foi o Padre Cruz?

Francisco Rodrigues da Cruz, quarto filho de Manuel da Cruz e Catarina de Oliveira da Cruz, era natural da vila de Alcochete, onde nasceu a 29 de julho de 1859.

Concluídos os estudos secundários, seguiu para Coimbra, onde se formou em Teologia em 1880, ordenando-se sacerdote em 1882.

O Padre Cruz entrou para a Companhia de Jesus a 3 de dezembro de 1940. Conhecido popularmente como "Santo Padre Cruz", faleceu a 1 de outubro de 1948, aos 89 anos de idade, “numa altura em que já tinha uma vida de santidade e um apostolado intenso”, como sublinha o padre António Júlio Trigueiros, presidente da Comissão Histórica.

A tramitação do processo relativo a um católico morto com fama de santo passa por etapas bem distintas.

Aos bispos diocesanos compete o direito de investigar acerca da vida, virtudes ou martírio e fama de santidade ou de martírio, milagres aduzidos, e ainda, se for o caso, do culto antigo do Servo de Deus, cuja canonização se pede.

Este levantamento de informações é enviado à Santa Sé: se o exame dos documentos for positivo, o “servo de Deus” é proclamado “venerável”.

A segunda etapa do processo consiste no exame dos milagres atribuídos à intercessão do “venerável”; se um destes milagres é considerado autêntico, o “venerável” é considerado “beato”.

Quando após a beatificação se verifica um outro milagre devidamente reconhecido, o beato é proclamado “santo”.

A canonização, ato reservado ao Papa, é a confirmação por parte da Igreja de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Por ocasião do 160.º aniversário do nascimento (29 julho de 2019) do Padre Cruz, a igreja paroquial de Alcochete, acolheu uma celebração presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal.

A devoção ao Padre Cruz está ainda hoje muito presente entre os portugueses, como atesta a mobilização de tantas pessoas que vão rezar junto ao jazigo onde está sepultado, no cemitério de Benfica, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria CERDEIRA
    22 nov, 2020 Lisboa 22:27
    Com 6 anos, Conheci pessoalmente o P. Cruz edele possuo ainda hoje uma pajela do Menino Jesus, assinada por ele.

Destaques V+