Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congresso do PCP. Reunião sem mesas na sala

19 nov, 2020 - 12:39 • Lusa

Os delegados, que já foram reduzidos a metade dos cerca de 1.200 inicialmente previstos, vão espalhar-se pelo pavilhão, incluindo as bancadas, com respeito pelas distâncias de segurança.

A+ / A-

Os delegados ao XXI congresso do PCP vão obedecer a regras rígidas para entrar e circular do pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e terão apenas cadeiras para se sentarem, sem mesas, disse à agência Lusa fonte partidária.

Os delegados, que já foram reduzidos a metade (cerca de 600) como forma de adaptar o congresso de 27, 28 e 29 de novembro às regras para conter a pandemia de covid-19, vão espalhar-se por todo o pavilhão, incluindo as bancadas, com respeito pelas distâncias de segurança.

Os únicos com direito a mesas serão os órgãos executivos que vão sentar-se na mesa do congresso, acrescentou a mesma fonte.

Haverá circuitos de entrada, circulação e saída de delegados e dirigentes do partido.

Além da redução do número de delegados, de 1.200 (em 2016) para cerca de 600, o PCP optou por não ter convidados de forma a reduzir o número de pessoas no congresso, em plena pandemia, e que já começou a ser criticada pelos partidos de direita.

Hoje, o secretário-geral do PCP prometeu que o XXI congresso nacional, dentro de oito dias, vai ser exemplar quanto a medidas de prevenção da covid-19.

"O Presidente da República não obstaculizou nem levantou dúvidas ou dificuldades em relação à sua realização [do congresso comunista]", garantiu Jerónimo de Sousa, à saída de uma audiência no Palácio de Belém, adiantando que tem havido ligação com a Direção-Geral da Saúde na preparação do evento.

O XXI congresso nacional do PCP realiza-se em 27, 28 e 29 de novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema "Organizar, Lutar, Avançar - Democracia e Socialismo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    21 nov, 2020 Viseu 11:08
    A gente do PCP julga estar acima da lei... Nas próximas eleições presidenciais André Ventura vai ter mais votos que a candidata do BE, do que o candidato do PCP e do que Ana Gomes, a pseudocandidata do PS. E melhor ainda, nas próximas eleições legislativas o PS já não vai conseguir formar Governo… eles que se consideravam já donos da “Quinta”. E os partidos portugueses que são admiradores dos grandes ditadores e inimigos do povo: Estaline, Mao Tsé-Tung, Kim, Fidel Castro, Nicolae Ceaușescu, Chávez, Maduro...também devem ser proibidos?
  • JOSE ROMANO RAMOS
    19 nov, 2020 lisboa 17:17
    ISTO É, INDUBITAVELMENTE, UM DESAFIO ÀS CONDIÇÕES IMPOSTAS, AO GOVERNO ( QUE TEM TODO O INTERESSE NA MANUTENÇÃO DA PARCERIA, MAIS OU MENOS ENCAPOTADA, COM A EXTREMA ESQUERDA, PARA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO ) E ATÉ AO P.R. QUE, PARA EVITAR UMA CRISE POLITICA, NÃO OBSTACULIZA NADA NO QUE AOS VERMELHOS DIZ RESPEITO. POR OUTRO LADO, HÁ AINDA MUITA GENTE QUE TEM NA MEMÓRIA TUDO O QUE ELES FIZERAM EM 1975 E SEGUINTES COM A DESTRUIÇÃO DA ECONOMIA, DAS FAMILIAS, DAS PROPRIEDADES, DOS VALORES .....E CONTINUAM; TUDO ISTO TEM VINDO A SER BRANQUEADO POR INTERESSES, COBARDIA, INCOMPETÊNCIA, FALTA DE AUTORIDADE .......O QUE DÁ ORIGEM A UMA TOTAL IMPUNIDADE E, SE ALGUÉM SE OPÕE OU CONTESTA, É ROTULADO DE ......ANTI-COMUNISTA, ENQUANTO QUE ELES PODEM SER ANTI- TUDO E TODOS. TAL COMO NO 25 DE ABRIL E NO 1 DE MAIO ( DE QUE ELES SE APROPRIARAM COMO PROPRIEDADE EXCLUSIVA ) E NA FESTA DO PASQUIM VERMELHO, TAMBEM NESTE CASO TODOS OS RESPONSÁVEIS VÃO VIRAR A CARA PARA O LADO. NOTE-SE QUE ESTÁ ESTABELECIDO QUE NÃO SE PODEM JUNTAR MAIS DE 5 PESSOAS, EXCEPTO SE FOREM DA MESMA FAMILIA; COMO É POSSIVEL PERMITIR .................600 ? SÓ POR LAXISMO E REPETINDO, COBARDIA, INTERESSES E FALTA DE AUTORIDADE. GOSTAVA DE SABER, SE ESTE CONGRESSO FOSSE PROMOVIDO PELO P.S.D., C.D.S. OU PELO CHEGA, SE O TRATAMENTO SERIA IGUAL; QUANTAS MANIFS OCORRERIAM, AJUNTAMENTOS E ATÉ IMPEDIMENTOS DE ENTRADA COM A ACTUAÇÃO DOS FAMIGERADOS "PIQUETES", PROFISSIONAIS DA AGITAÇÃO E VIOLÊNCIA. NÃO ESQUECER QUE SÃO SÓ........ 5,5 %
  • Francisco Sousa
    19 nov, 2020 Praia da Vitória 14:04
    É lamentável persistir-se no erro! Será que este congresso não poderia ser adiado??? Beneficiando então de condições normais para a sua realização e ganhando, na opinião pública, um impacto muito diferente daquele que, certamente, vai acabar por conseguir...

Destaques V+