Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Madeira tem 14 novos casos positivos de Covid-19, outras 112 pessoas aguardam resultados

19 nov, 2020 - 21:46 • Lusa

“Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 653 casos confirmados” no território do arquipélago, adianta direção de Saúde da Madeira.

A+ / A-

Veja também:


A direção de Saúde da Madeira anunciou esta quinta-feira que a região registou 14 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 167 doentes e tem em estudo outras 112 situações.

“Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 653 casos confirmados de Covid-19” no território do arquipélago, pode ler-se no boletim epidemiológico divulgado por este departamento do Governo Regional.

Na mesma nota explica-se que destes, dois são casos importados (um proveniente da Venezuela e outro da Região Autónoma dos Açores), sendo os outros 12 de transmissão local, “associados, na maioria, a contactos de casos positivos anteriormente identificados”.

A direção regional acrescenta que “dois novos casos estão associados a um outro importado também identificado hoje e, em duas situações, os contactos estão ainda sob investigação”.

Ainda menciona que “um dos casos de transmissão local identificados hoje diz respeito a um profissional de saúde do Serviço de Saúde da Madeira, com associação a um caso positivo já identificado”.

“No total, há 112 novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, salienta, realçando que “três são provenientes da operação de rastreio implementada no aeroporto da Madeira e 109 estão relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24” que recebeu 105 chamadas nas últimas 24 horas.

A autoridade regional enfatiza que a Madeira tem a reportar hoje 167 os casos ativos, dos quais 67 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e 100 são de transmissão local.

Das pessoas infetadas, 50 são não-residentes e 117 são residentes na Região Autónoma da Madeira.

Assegura que os casos ativos estão a cumprir quarentena, com 37 pessoas a cumprirem isolamento numa unidade hoteleira, 125 em alojamento próprio e cinco “encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19”, no Hospital do Funchal, mais uma do que na quarta-feira.

O boletim epidemiológico indica igualmente que 975 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades das ilhas da Madeira e Porto Santo, numa situação de vigilância ativa de contactos de casos positivos.

Também 7.818 viajantes estão em vigilância com recurso à aplicação telemóvel MadeiraSafe”, destaca.

A direção regional de Saúde noticia que “hoje há mais nove casos recuperados a reportar”, contabilizando a região um total de 484 pessoas curadas neste território.

Na informação, resume que desde o início da pandemia e até hoje, a Madeira “totaliza 2.113 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”.

Sobre a realização de testes de despiste do novo coronavirus, diz que, na operação em curso nos portos e aeroportos da região destinado aos viajantes, há a registar um “total cumulativo de 107.448 colheitas até às 17:30 de hoje”.

Por seu turno, o laboratório do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) processou 168.247 amostras, conclui.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.701 pessoas dos 243.009 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+