Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

PSD aceita renovar estado de emergência, discorda da realização do Congresso do PCP

18 nov, 2020 - 18:54 • Lusa

Presidente da República está a ouvir partidos sobre o estado de emergência, a pandemia de Covid-19 e o Orçamento do Estado para 2021.

A+ / A-

Veja também:


O PSD aceita a renovação do estado de emergência para a adoção de medidas excecionais de combate à Covid-19 e discorda da eventual realização do Congresso do PCP se houver regras contrárias para a generalidade dos portugueses.

Estas posições foram transmitidas aos jornalistas esta quarta-feira pelo vice-presidente do PSD Nuno Morais Sarmento, no Palácio de Belém, em Lisboa, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está desde ontem a ouvir os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), a pandemia de Covid-19 e o estado de emergência.

Segundo Nuno Morais Sarmento, "o PSD está de acordo, não obstaculiza que esse quadro legal excecional se mantenha", mas adverte o Governo de que a adoção de medidas com "excessivas diferenciações ou cores ou classificações" poderá deixar os portugueses "mais confundidos do que agora estão"

Para o PSD, em segundo lugar, "estas decisões têm de ser iguais para todos" e não podem ser permitidas "realidades diferentes, que os portugueses já não entenderam no passado".

"Não entendemos que fechem supermercados e restaurantes, que se obrigue as famílias portuguesas a estar em casa e que depois se realizem, por exemplo, congressos partidários", afirmou, numa alusão ao Congresso do PCP que está marcado para 27, 28 e 29 deste mês, em Loures, no distrito de Lisboa.

Morais Sarmento apontou "o exemplo" do seu partido, que decidiu adiar o congresso do PSD/Madeira que estava também previsto para este mês.

"Não nos compete a nós mais do que referir como exemplo que as seguimos. Queremos, no entanto, deixar bem clara a nossa total discordância quanto à situações para todos os portugueses e exceções para alguns deles", frisou.

Questionado sobre o facto de o regime legal do estado de sítio e do estado de emergência estabelecer que "as reuniões dos órgãos estatutários dos partidos políticos, sindicatos e associações profissionais não serão em caso algum proibidas, dissolvidas ou submetidas a autorização prévia", Morais Sarmento respondeu que não está em causa "nenhuma proibição", mas "um exercício de bom senso".

"A nós compete-nos apenas e só referir o exemplo construtivamente de que perante a mesma decisão neste calendário optámos pelo adiamento", acrescentou.

O atual período de 15 dias de estado de emergência, que começou às 00:00 de segunda-feira e termina às 23:59 de 23 de novembro, foi aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCP, PEV e Iniciativa Liberal.

Para renovar por mais 15 dias este quadro legal para a adoção de medidas de contenção da Covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa tem de ter ouvir o Governo e de autorização da Assembleia da República, estabelece a Constituição.

De acordo com Nuno Morais Sarmento, "o senhor Presidente da República e o senhor primeiro-ministro entendem claramente como necessária a prorrogação do estado de emergência", mas neste encontro não foi discutida "nenhuma medida" em concreto.

O vice-presidente do PSD reiterou que para o seu partido todas as questões relacionadas com a pandemia de Covid-19 "são matérias que não permitem disputas político-partidárias" e realçou que o estado de emergência "não é nenhum conjunto de medidas", mas "apenas um quadro legal extraordinário que permite ao Governo tomar decisões elas também extraordinárias".

Morais Sarmento insistiu na importância de o Governo anunciar as suas decisões "de uma forma coerente" e com "uma comunicação clara", que "deixe os portugueses com segurança e não com dúvidas".

O líder do grupo parlamentar social-democrata, Adão Silva, também esteve presente nesta reunião com o chefe de Estado, e o presidente do PSD, Rui Rio, participou através de videoconferência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    18 nov, 2020 Leiria 20:18
    A confusão foram vocês senhores políticos que a criaram ao politizar a Pandemia e já há dezenas de anos politizarem a Saúde, a Saúde é um bem que nunca deveria ter sido politizado, mas quando ouço Políticos, Bastonários da Saúde a politizarem o que não deveriam politizar os políticos bateram no fundo e quem sofre é o cidadão.

Destaques V+