Tempo
|
A+ / A-

Mourato Nunes deixa presidência da Proteção Civil

18 nov, 2020 - 15:34 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Mandato de três anos terminou no início de novembro. General Mourato Nunes já estava na reserva quando foi chamado a assumir o cargo, nos rescaldo dos fogos florestais de 2017.

A+ / A-

Mourato Nunes vai deixar a presidência da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai deixar o cargo. A notícia foi avançada pelo "Diário de Notícias" e já confirmada pela Renascença junto de várias fontes ligadas ao setor.

O militar na reserva assumiu a liderança da Proteção Civil, em 2017, no rescaldo da tragédia de Pedrógão Grande e dos incêndios de outubro no centro do país. O mandato era de três anos e terminou a 8 de novembro.

O Governo só comunicou esta quarta-feira a Mourato Nunes que não seria reconduzido no cargo.

Mourato Nunes, tenente-general e antigo comandante geral da GNR, foi constituído arguido, em setembro de 2019, no chamado caso das golas antifumo, não sendo, no entanto, o único arguido. O caso das golas levou á saída .do então secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, também arguido no mesmo processo. Em agosto deste ano, contavam-se 18 arguidos envolvidos no processo.

Licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica, Mourato Nunes passou também pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o curso de oficial general e o curso geral de comando e Estado-Maior.

Antes de assumir a presidência da Proteção Civil, Mourato Nunes era consultor de Segurança e Defesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+