Tempo
|
A+ / A-

Ataques em Moçambique. ACNUR alerta para aumento dos abusos sexuais de menores

18 nov, 2020 - 07:55 • Lusa

"Mulheres e adolescentes foram sequestradas, forçadas a casar-se, violadas e submetidas a outras formas de violência sexual, sublinhadas pelo aumento da gravidez na adolescência."

A+ / A-

A guerra em Cabo Delgado está a provocar um aumento de casos de gravidez precoce devido a abusos sexuais de menores, alerta o Alto Comissariado as Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) num sumário sobre o conflito entre rebeldes e Moçambique.

"Mulheres e adolescentes foram sequestradas, forçadas a casar-se, violadas e submetidas a outras formas de violência sexual, sublinhadas pelo aumento da gravidez na adolescência nos distritos afetados, bem como por relatos preocupantes de casamentos forçados", refere o ACNUR no documento divulgado na terça-feira.

Os relatos incluem "recrutamento forçado de crianças para grupos armados" que assolam a região onde está a nascer o maior investimento privado de África, para extração de gás natural.

A situação em Cabo Delgado "é uma crise de proteção, com relatos generalizados de violação de direitos humanos", realça a organização.

O alerta junta-se a outro lançado há três semanas pelo Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana, sobre abusos sexuais contra mulheres deslocadas, em troca de ajuda humanitária, considerando haver silêncio do Governo e Nações Unidas sobre o assunto.

Apesar das questões feitas pela Lusa, não houve reações ao relatório do CIP.

Os deslocados e a pandemia

De acordo com o mais recente documento do ACNUR, "mais de 3.000 estruturas, principalmente casas tradicionais, mas também lojas, bancos, infraestrutura e instalações públicas foram saqueados, danificadas ou destruídas".

Os deslocados em campos de acomodação, com tendas ou aproveitando espaços públicos (geralmente escolas) são uma minoria.

"Cerca de 90% dos deslocados internos são hospedados por parentes ou amigos" em casas já de si precárias, pelo que "existem problemas de sobrelotação".

"Às vezes, 20 a 30 pessoas compartilham um espaço comum, criando preocupações para a saúde, particularmente no contexto da Covid-19", acrescenta.

O ACNUR considera que a violência e a crise humanitária deverão persistir e até aumentar, sem sinais de inversão do cenário, lê-se no sumário em que faz um apelo ao reforço do seu próprio financiamento.

A violência armada está a provocar uma crise humanitária com cerca de 2.000 mortes e 435.000 pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos suficientes - concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+