Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Évora apresenta rostos e cores na exposição “Eu estou no Museu?”

17 nov, 2020 - 11:05 • Rosário Silva

Em tempo de pandemia, a mostra resulta de um desafio lançado aos estabelecimentos de ensino de Évora pelo Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida. Duas dezenas de grupos escolares aderiram ao projeto que se prolonga até março de 2021.

A+ / A-

Uma sucessão de retratos, em suporte digital, de professores, educadores, crianças e jovens de instituições de ensino de Évora, compõe a exposição “Eu estou no Museu?”, patente no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

A mostra resulta de um desafio lançado aos estabelecimentos de ensino pelo Serviço Educativo da FEA, para que recebessem, nas suas instalações, um conjunto de sessões que incidem sobre as exposições “Ilhéus”, de Moira Forjaz e “Strata”, de Deanna Sirlin, ambas patentes no CAC.

“Nestes tempos tão incertos, esta foi a forma encontrada para continuar a habitar o Museu, criando, na ausência, uma outra forma de presença, ainda que virtual”, fundamenta a FEA, em comunicado enviado à Renascença.

“Os rostos e cores destes retratos são o ponto de partida para uma série de laboratórios de expressão artística”, que se desenvolvem, até março de 2021, nas duas dezenas de grupos escolares que integram este projeto.

O retrato surge, assim, como forma de representação da identidade, num convite à criatividade, experiência e reflexão.

“De quem são estes rostos? O que nos transmitem? Em tempos tão incertos, como podemos habitar o Museu? Como tornar a ausência em presença e partilha?”, são algumas questões que o Serviço Educativo da FEA apresenta, em diferentes estratos, para uma “construção que queremos fazer juntos”, alega.

A exposição serve, igualmente, para transmitir “uma vontade e disponibilidade” desta instituição, “em caminhar, lado-a-lado, com os professores e educadores da cidade”, gerando “sinergias que fomentem diferentes aprendizagens, o sentido critico e criativo e a experimentação como motor do conhecimento.”

“Eu estou no Museu?” tem entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo, no Centro de Arte e Cultura de Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+