Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Tolentino nomeado membro da Congregação para a Evangelização dos Povos

17 nov, 2020 - 11:26 • Aura Miguel , Cristina Nascimento

Nomeação foi conhecida esta terça-feira. A Congregação para a Evangelização dos Povos uma das maiores da Cúria Romana.

A+ / A-

O Cardeal Tolentino de Mendonça foi nomeado membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, uma das maiores congregações da Cúria Romana, que acompanha a vida da Igreja nos países de missão, à escala global.

A nomeação foi conhecida esta terça-feira.

A congregação é presidida pelo cardeal filipino Luis Antonio Tagle.

D. José mantém-se como Arquivista e Bibliotecário do Vaticano. A distribuição de cardeais por vários dicastérios é uma prática habitual da Santa Sé.

D. José Tolentino Mendonça foi criado cardeal pelo Papa Francisco em outubro de 2019, tornando-se aos 54 anos o segundo membro mais jovem do colégio cardinalício, após o cardeal de Bangui (República Centro-Africana), Dieudonné Nzapalainga, de 52 anos.

É autor de numerosos livros pelos quais ficou conhecido nos mais diversos quadrantes sociais. O madeirense, arquivista do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, iniciou os estudos em Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em Teologia Bíblica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+