Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Um ano depois do primeiro infetado, o mundo conta com 55 milhões

17 nov, 2020 - 10:50

Os Estados Unidos lideram em número de casos e mortes. Seguem-se a Índia com Brasil, a França, a Rússia e Espanha.

A+ / A-

Veja também:


Esta terça-feira passa justamente um ano sobre o primeiro caso conhecido do novo coronavírus. Agora, o mundo enfrenta uma pandemia com milhões de infetados e milhares de mortes.

De acordo com o jornal “South China Morning Post”, o chamado doente zero foi diagnosticado com Covid-19 na cidade chinesa em Wuhan em 17 de novembro de 2019. Um homem, de 55 anos, terá sido o primeiro em todo o mundo e mês depois do número de casos já era de perto de 30. No entanto, só no final de dezembro os médicos chineses terão percebido que se tratava de um novo tipo de vírus.

Em Portugal, onde os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus foram detetados no dia 2 de março, já morreram mais de 3.300 pessoas com a doença covid-19, num total de mais de 217 mil casos de infeção contabilizados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).


O número de infeções no mundo pelo vírus SARS-CoV-2 superou esta terça-feira os 55 milhões, enquanto o número de mortes ultrapassou os 1,3 milhões, segundo a Universidade de Medicina Johns Hopkins (JHU).

De acordo com os dados, há um total de 55.033.418 infeções e 1.327.500 mortos.

Os Estados Unidos são o país que lideram em número de casos e mortes, 11,2 milhões e 247.220 óbitos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados em número de casos são a Índia com 8,8 milhões, Brasil com 5,8, França com mais de dois milhões, Rússia com 1,9 e Espanha com 1,4.

Também há outros cinco países que ultrapassaram um milhão de infetados: Reino Unido, Argentina, Itália, Colômbia e México, enquanto o Peru já ultrapassou 900 mil casos.

A pandemia provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+