Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos da América

Conselheiro da Casa Branca promete transição "tranquila e profissional"

16 nov, 2020 - 23:52 • Lusa

Apesar de Donald Trump manter as alegações de fraude nas eleições, Robert O' Brien, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca admite "uma transição muito profissional" para a nova administração. Joe Biden deve ser investido presidente a 20 de janeiro.

A+ / A-

O conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca promete uma transição tranquila para a presidência de Joe Biden, apesar de Donald Trump continuar a alegar a ocorrência de irregularidades nas eleições de 3 de novembro.

Esta segunda-feira, Robert O'Brien declarou que o país tinha tido "transições pacíficas e conseguidas mesmo nos períodos mais litigiosos".

Durante uma conferência virtual, do Global Security Forum, O'Brien afirmou que, "se for determinado que o par [Joe] Biden / [Kamala] Harris é o vencedor, vamos ter uma transição muito profissional da parte do Conselho de Segurança Nacional. Sobre isso, não há qualquer dúvida".

Adotando um tom diferente de Trump, O'Brien disse, também, que Joe Biden e Kamala Harris tinham "pessoas muito profissionais" na sua equipa, capazes de assumir as rédeas.

"Merecem algum tempo para e instalarem e concretizarem as suas políticas", acrescentou.

Quase duas semanas após o ato eleitoral, Trump continua a alegar a existência de fraudes, que lhe teriam retirado essa vitória, mas sem apresentar provas.

Joe Biden deve ser investido presidente em 20 de janeiro, mas a Administração dos Serviços Gerais, que gere toda a burocracia federal, recusa certificar a sua vitória, o que o tem impedido de ter informações classificadas e meios para preparar a transição.

Sem reconhecer diretamente os resultados eleitorais, Robert O'Brien sugeriu que a administração Trump poderá estar prestes a chegar ao fim, ao aludir aos esforços para a libertação de Austin Tice, um jornalista norte-americano dado como desaparecido na Síria.

"Estamos a fazer o possível para recuperar Austin. O presidente [Trump] quer vê-lo antes de sair do cargo", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+