Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial dos Pobres

Vaticano distribui cinco mil cabazes alimentares a famílias afetadas pela pandemia

16 nov, 2020 - 07:10 • Sofia Freitas Moreira com Ecclesia

Foram ainda entregues testes gratuitos de Covid-19 a sem-abrigo e 350 mil máscaras a cerca de 15 mil estudantes da capital italiana.

A+ / A-

Para assinalar o Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo, o Vaticano distribuiu testes de Covid-19 gratuitos por instituições italianas de apoio a sem-abrigo ou população carenciada e entregou cinco mil cabazes de alimentos para ajudar famílias em 60 paróquias de Roma.

As iniciativas do Vaticano para esta data (a quarta edição) incluem ainda a distribuição de 350 mil máscaras a cerca de 15 mil estudantes da capital italiana e um bilhete com uma oração do Papa, num gesto de apoio às famílias e de sensibilização para “os riscos da pandemia”, sobretudo no contacto com as pessoas mais velhas.

O Papa Francisco assinalou o Dia Mundial dos Pobres com uma missa perante um grupo de 100 pessoas, na Basílica de São Pedro. A celebração foi instituída no atual pontificado.

“Os pobres estão no centro do Evangelho, o Evangelho não se entende sem os pobres, estão na própria personalidade de Jesus, que sendo rico se aniquilou a si próprio, fez-se pobre”, declarou na homilia da celebração.

A pandemia da Covid-19 limitou a celebração deste ano que, nas últimas três edições, se assinalou com um almoço no auditório Paulo VI com cerca de 1.500 pobres em volta do Papa.

“Não sejas egoísta, nem vires a cara: estende a mão ao pobre”, pede o Papa
“Não sejas egoísta, nem vires a cara: estende a mão ao pobre”, pede o Papa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+