Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UTAD prepara "kit" de robótica para ajudar a “ensinar” crianças e adolescentes

16 nov, 2020 - 11:15 • Olímpia Mairos

Segundo o investigador que coordena o projeto, a nova ferramenta permite o desenvolvimento de “competências indispensáveis no século XXI, tais como o pensamento computacional e a resolução de problemas”.

A+ / A-

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a coordenar o desenvolvimento de um "kit" de robótica educativa destinado a crianças e adolescentes.

A nova ferramenta surge no âmbito do projeto Erasmus+ KA202 Robots for STEM, aprovado em agosto de 2020, com orçamento de cerca de 235 mil euros e que terá a duração de 24 meses.

De acordo com Rolando Barradas, estudante de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da UTAD, o projeto tem como objetivo o “desenvolvimento de um 'kit' de robótica educativa destinado, numa primeira fase, a crianças e adolescentes entre os 10 e os 13 anos de idade, que possa ser utilizado como uma ferramenta de ensino interdisciplinar, aplicada diretamente nos currículos”.

O também investigador do INESC TEC considera que a utilização deste tipo de ferramentas promove as “competências técnicas dos alunos, permitindo o desenvolvimento de outras competências indispensáveis no século XXI, tais como o pensamento computacional e a resolução de problemas”.

A ideia de criar o kit de robótica surgiu de um dos trabalhos da tese de doutoramento deste investigador e tem a orientação dos docentes Salviano Pinto Soares e António Valente, da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD.

O consórcio envolvido no projeto é formado por cinco escolas de ensino básico, o Colégio Paulo VI, em Portugal, e outras quatro na Turquia, Itália, Lituânia e Croácia, por uma empresa portuguesa de formação de professores e por uma empresa especializada em consultoria de projetos de Inglaterra.

Segundo o investigador da UTAD, o consórcio pretende desenvolver também um “teaching and learning toolkit”, ferramenta com atividades para alunos e práticas pedagógicas em cenários educativos inovadores para professores, e um livro com as experiências de ensino e as perceções dos alunos sobre as práticas pedagógicas utilizadas no projeto.

Enquadrado nas iniciativas nacionais de estímulo ao Pensamento Computacional, como o Code2030 e europeias, como, por exemplo, a STEM Education, este projeto pretende também atrair futuros alunos para a área das Ciências e Tecnologia através da promoção da Robótica Educativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+