Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polémica

"Um absurdo". Ordem dos Notários rejeita "acusações falsas" dos advogados

16 nov, 2020 - 18:43 • André Rodrigues , Liliana Monteiro

A Ordem dos Advogados acusa os notários de prestarem um serviço de procuradoria ilícita através de uma plataforma digital. Notários garantem que é falso e acusam os advogados de contribuírem para um "triste espetáculo" protagonizado por quem "apenas pretende inventar notícias".

A+ / A-

A Ordem dos Notários considera “um absurdo e disparatada” a intenção da Ordem dos Advogados em avançar com uma providência cautelar contra os notários.

Em causa estão as alegações do presidente do Conselho Regional da Ordem dos Advogados de Lisboa que, em declarações à Renascença, aludiu, esta segunda-feira, à existência de uma plataforma digital que, de forma ilegal, estará a oferecer um serviço de esclarecimento de dúvidas jurídicas.

João Massano fala de ilegalidade e, no seguimento desta acusação, a Ordem dos Advogados já abriu processo de averiguações.

Na resposta, o bastonário dos Notários, Jorge Silva, assegura à Renascença que “é falsamente afirmado que a Ordem dos Notários tem uma plataforma através da qual é dada consulta jurídica, tal nem sequer existe e pode ser verificado com a mera consulta no Google”, lembrando, ainda, que “os notários são licenciados em Direito e possuem o dever legal de esclarecer juridicamente os cidadãos quando praticam atos jurídicos e vão continuar a fazê-lo”.

“É triste que, durante uma pandemia, o Conselho Regional da Ordem dos Advogados de Lisboa tenha como principal preocupação colocar-se em ‘bicos de pés’ para tentar fiscalizar outra ordem”, acusa Jorge Silva, ao mesmo tempo que recomenda aos advogados que “utilizem os seus recursos para ajudar os advogados e os cidadãos neste momento de crise” em vez protagonizar “um triste espetáculo promovido por quem apenas pretende inventar notícias”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+