Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Prisão de Lisboa tem agora 89 infetados e cadeia de Guimarães 23 casos

15 nov, 2020 - 15:06 • Liliana Monteiro

Visitas e atividades laborais e escolares estão suspensas no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) e no Estabelecimento Prisional de Guimarães. Reclusos infetados estão confinados a alas de isolamento.

A+ / A-

Veja também:


Sobe para 81 o número de reclusos infetados com covid-19 no Estabelecimento Prisional de Lisboa, mas numero pode subir. Numa nota enviada às redações a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informa que “o balanço, ao presente momento, é de 81 reclusos e 8 trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Lisboa positivos, aguardando-se os restantes resultados.

A DGRSP determinou a afetação dos reclusos positivos, genericamente assintomáticos, a uma única Ala do Estabelecimento Prisional de Lisboa onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento de pessoal clínico do Estabelecimento Prisional de Lisboa”.

Ao todo foram testadas mais de mil pessoas no EPL, um processo que terminou apenas este sábado.

A mesma nota dá conta de que no Estabelecimento Prisional de Guimarães houve um recluso e um trabalhador que, dia 12 de novembro, se queixaram de sintomas compatíveis com a Covid 19, depois de chegarem resultados positivos também aqui toda a população foi alvo de testagem. Os resultados ainda parciais revelam haver 23 reclusos positivos à Covid 19 neste Estabelecimento Prisional.

Também aqui, à semelhança de Lisboa, os reclusos estão confinados a um “único espaço físico onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento de pessoal clínico”. Está agora agendada nova testagem aos trabalhadores para amanhã, dia 16 de novembro.

Em ambos os estabelecimentos prisionais estão suspensas as atividades de formação escolar e profissional, bem como as visitas, com exceção das dos advogados, “os reclusos manterão, naturalmente, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+