Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Momentos de tensão no Rossio. Centenas de manifestantes da restauração e da cultura pedem ajuda para sobreviver

14 nov, 2020 - 16:51 • Fábio Monteiro com Lusa

Já no final do encontro, houve momentos de tensão com os jornalistas. A PSP teve que intervir

A+ / A-
Momentos de tensão no Rossio. Polícia obrigada a intervir para defender jornalista
Momentos de tensão no Rossio. Polícia obrigada a intervir para defender jornalista

Centenas de empresários e trabalhadores da restauração, eventos culturais e animação noturna estiveram este sábado reunidos no Rossio, em Lisboa, exigindo apoios do Governo para lutarem contra o desemprego e continuarem “a pôr pão na mesa”.

Já no final do encontro, houve momentos de tensão com os jornalistas. A PSP teve que intervir e proteger um jornalista do Observador, após um dos representantes da manifestação - munido de um megafone - tê-lo acusado de ter divulgado um número falso dos presentes na manifestação.

O momento foi filmado e está a ser divulgado nas redes sociais.

Os presentes, munidos de máscara e com algum distanciamento social, empunhavam cartazes onde se liam as principais reivindicações destes setores .

Queixam-se de ser o bode expiatório desta pandemia e assumem-se como os maiores cumpridores da segurança, ma dizem que, apesar disso, têm sido os mais prejudicados.

“Estão a matar 100% dos restaurantes por 3% do contágio”, “Queremos trabalhar, deixem-nos viver” ou “Não há saúde sem economia” são algumas das frases nos cartazes de alguns dos manifestantes.

Os vários intervenientes queixaram-se de terem sido obrigados a despedir trabalhadores, nomeadamente no setor da animação cultural, mas também na restauração, na hotelaria, nas discotecas e bares noturnos e nos transportes de turistas.

Em cima do improvisado palanque, os discursos foram inflamados, muitas vezes com recurso ao uso de palavrões, e muita indignação.

O comércio e a restauração iniciam este sábado o primeiro de dois fins de semana em que apenas podem abrir entre as 08:00 e as 13:00, no âmbito do estado de emergência, uma medida contestada por várias associações empresariais.

Em conferência de imprensa, ao mesmo tempo que decorre este protesto no Rossio, em Lisboa, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou que os apoios já disponibilizados ou anunciados para o setor da restauração na sequência da crise causada pela pandemia totalizam 1.103 milhões de euros, correspondendo a cerca de 60% do da quebra de faturação registada pelo setor.

Aquele valor global engloba 286 milhões de euros de apoios que já chegaram às empresas deste setor por via do ‘lay-off’ simplificado e do apoio à retoma progressiva ou ainda os 200 milhões de euros para o novo programa apoiar.pt que consiste na atribuição de um apoio a fundo perdido às micro, pequenas e médias empresas para as compensar pela quebra de faturação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    14 nov, 2020 Aqui 18:51
    É preciso vir um homem da Sérvia para ensinar aos portugueses que não podem "comer e calar".
  • Maria
    14 nov, 2020 Palmela 18:51
    Os jornalistas tem que aprender regras! Que raio de gente e esta que anda por ai sempre a escrever e a contar mentiras? Portugal nao nenhuma anedota!

Destaques V+