Tempo
|
A+ / A-

NASA

Lançamento do foguetão da SpaceX adiado de sábado para domingo devido ao vento

14 nov, 2020 - 01:00 • Lusa

Lançamento está agora agendado para domingo, às 19:27 horas locais (00:27 em Lisboa), em vez de sábado às 19:49 locais (00:49), como estava inicialmente programado.

A+ / A-

O lançamento do foguetão da SpaceX, que vai transportar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, foi adiado de sábado para domingo devido aos ventos a zona do Kennedy Space Center, anunciou hoje o chefe da NASA.

A equipa que vai ser transportada pela SpaceX é composta por três astronautas da NASA, os norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e pelo japonês Soichi Noguchi.

A atracagem à Estação Espacial Internacional está prevista para cerca das 04:00 de terça-feira.

Trata-se da primeira missão “operacional” de seis meses do SpaceX, que concretiza a retoma dos voos tripulados dos Estados Unidos, em maio, após nove anos de interrupção e dependência da Rússia.

A NASA certificou oficialmente, na terça-feira, a cápsula Crew Dragon, desenvolvida pela SpaceX para o transporte dos seus astronautas em voos regulares, considerando-a segura.

A Space-X, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, já tinha concluído com sucesso uma missão de demonstração entre maio e agosto, ao transportar dois astronautas para a Estação Espacial Internacional e trazê-los de volta à Terra sem incidentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António J G Costa
    14 nov, 2020 Cacém 18:43
    Com a aventura espacial em banho maria, esperemos que tudo corra bem. A situação do regresso, ao investimento no aeroespacial, só irá melhorar quando a China entrar em força, na "corrida" para Marte.

Destaques V+