Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco telefona a Joe Biden para congratular Presidente eleito dos EUA

12 nov, 2020 - 21:54 • Reuters

Biden, que vai à missa todos os domingos, será o primeiro Presidente católico dos EUA desde John F. Kennedy.

A+ / A-

O Papa Francisco telefonou esta quinta-feira ao Presidente-eleito dos EUA para lhe oferecer a sua "bênção e parabéns", tentando reconstruir os canais com Washington depois de quatro anos de relações algo contenciosas com a administração de Donald Trump.

A conversa entre o Papa e o democrata foi anunciada pela equipa de transição de Biden, o segundo único católico apostólico romano a ser eleito Presidente dos EUA. A sua tomada de posse está marcada para 20 de janeiro. Trump continua sem conceder a derrota e a contestar judicialmente os resultados eleitorais em alguns estados.

Desde 2016, o papado de Francisco entrou em rota de colisão com Trump numa série de temas, incluindo as alterações climáticas, a China, Cuba e a imigração.

"O Presidente-eleito agradeceu a Sua Santidade a sua bênção e parabéns e manifestou o seu apreço pela liderança de Sua Santidade na promoção da paz, reconciliação e laços comuns da humanidade em todo o mundo", adiantou a equipa de transição de Biden em comunicado.

"[Biden] expressou o seu desejo de trabalhar em conjunto [com o Vaticano] na base de uma crença partilhada na dignidade e igualdade de toda a humanidade em tópicos como cuidar dos marginalizados e pobres, responder à crise das alterações climáticas e acolher e integrar imigrantes e refugiados nas nossas comunidades."

Em fevereiro de 2016, quando o republicano Trump ainda era candidato à presidência contra a democrata Hillary Clinton, o Papa Francisco criticou a sua promessa de construir um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México, dizendo que um homem que quer construir muros "não é cristão".

Após Trump ter sido eleito em novembro desse ano, Francisco criticou publicamente a sua decisão de retirar os EUA do Acordo do Clima de Paris, que tem como objetivo limitar os níveis de aquecimento global do planeta, bem como a política de separação de famílias de migrantes que entram nos EUA clandestinamente.

Numa entrevista à Reuters em 2018, o Papa expressou tristeza face à decisão de Trump de anular um acordo que o Vaticano ajudou a administração Obama a alcançar para encorajar as trocas comerciais e viagens entre Cuba e os EUA.

Biden, que vai à missa todos os domingos, será o primeiro Presidente norte-americano católico desde John F. Kennedy nos anos 1960.

Os norte-americanos católicos mais conservadores, muitos dos quais votaram Trump, têm defendido que os padres não devem dar comunhão a Biden por causa da sua postura quanto ao aborto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelson Soares
    13 nov, 2020 Castanheira do Ribatejo 14:55
    Sou Católico, amo A Igreja de Cristo na fidelidade apostólica, amo o Papado de Pedro, mas nas circunstâncias em que se passaram e, estão as Eleições é uma clara precipitação do Papa Francisco, felicitar Joe Biden. Há católicos que na prática são ateus, agnósticos, sofistas... Biden sendo uma pessoa que não respeita a Pessoa Humana,, desde a Concepção até à morte Natural, está neste grupo é como se o Papa estivesse a felicitar Heródes ,pela Política da Matança dos Inocentes. A Igreja está entrar no politicamente correcto em contraste com JESUS "Eu Sou a Ressurreição e a Vida". A minha alma está numa tristeza de morte. Maria medianeira de todas as Graças, apela ao Teu Amado Filho que nos perdõe, tenha Misericórdia de todos nós, pobres Pecadores e, pegue na Sua Igreja e a conduza à Verdade Total e absoluta que é Ele mesmo. Perdão Senhor do AMOR.
  • Atento
    13 nov, 2020 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:20
    Só no último parágrafo é que a RR diz parte da verdade. O Biden defende o CRIME do ABORTO até ao nascimento da criança. É realmente um CATÓLICO que se recomenda ... é a linha habitual da RR ... o politicamente correcto ... continuem ...

Destaques V+