Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Um terço das mortes por Covid-19 foi de idosos em lares

13 nov, 2020 - 15:47 • Cristina Nascimento

Taxa de letalidade acima dos 70 anos está, neste momento, nos 9,9%, adianta ministra da Saúde.

A+ / A-
Das 25 mortes às visitas “por entre os vidros”. Como o lar da Santa Casa de Aveiro viveu o surto de Covid-19
Das 25 mortes às visitas “por entre os vidros”. Como o lar da Santa Casa de Aveiro viveu o surto de Covid-19

Veja também:


Mais de um terço das pessoas que morreram por Covid-19 em Portugal até agora eram idosos residentes em lares. Segundo os números divulgados pela ministra da Saúde, Marta Temido, esta sexta-feira, até ao momento há registo de 1.090 vítimas mortais da doença que viviam em lares.

No total, desde o início da pandemia, morreram em Portugal 3.250 pessoas.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, a ministra revelou ainda que a taxa de letalidade acima dos 70 anos está, neste momento, nos 9,9%.

A governante defendeu que estes números justificam manter todas as preocupações especiais relativamente a esta faixa etária, sublinhando ainda que, mesmo em pessoas mais novas, ainda não são conhecidas com rigor possíveis sequelas da doença.

A ministra Marta Temido considerou que "a situação do país é grave", em linha com o que se verifica noutros países da Europa, e apelou ao cumprimento das restrições definidas no âmbito do estado de emergência.

Temido revelou que o risco de transmissão (RT) da doença em Portugal está a baixar, mas "muito lentamente"; está agora nos 1,11, um número que "deve ser visto com muita prudência", destacou.

"Vai demorar semanas, depois de atingirmos o pico da doença, a sentirmos uma diminuição na procura dos hospitais e ainda mais semanas na redução da letalidade", explica a ministra da Saúde, defendendo que "seria irresponsável abrandar o esforço" atual para travar a propagação do coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+