Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (09/11/2020)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

Orçamento plurianual. O que é isso?

09 nov, 2020 • Vasco Gandra


É chamado de orçamento de longo prazo porque abrange um período de até 7 anos. Nesse orçamento, os Estados-membros tem que definir os montantes a investir em políticas decisivas para a Europa.

Esses investimentos beneficiam regiões, cidades, investigadores, empresas, agricultores, estudantes... enfim, direta ou indiretamente acabam por beneficiar todos os cidadãos europeus. A Política Agrícola Comum e o Ambiente são as áreas que recebem maior financiamento no atual orçamento de longo prazo. Segue-se a chamada política de “coesão” que por exemplo apoia as regiões mais pobres.

Do lado da receita, o orçamento de longo prazo da UE depende das Contribuições nacionais, dos Impostos sobre produtos adquiridos fora da Europa e ainda de multas sobre empresas que não cumprem as regras comunitárias de concorrência. Do lado da despesa como da receita está portanto muito em jogo. Por isso, a negociação destes orçamentos é uma das mais complexas e longas na União Europeia.

Desta vez, os 27 tiveram igualmente que ter em conta as consequências económicas e sociais da pandemia e, a par do orçamento, negociaram também um fundo de recuperação económica para ajudar os Estados-membros a sair da crise.

É também complexo porque orçamento tem que ser aprovado por unanimidade dos Estados-membros, mas também pelo Parlamento Europeu.

O próximo quadro orçamental vai até 2027. Neste momento, os eurodeputados exigem o reforço de verbas para as áreas como investigação ou a saúde... as negociações entre Parlamento e Conselho para fechar um acordo ainda prosseguem.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.