Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento

“Não sou fofinho com tiranos”, diz Santos Silva sobre "geringonça" nos Açores

11 nov, 2020 - 12:37 • Celso Paiva Sol

É mais um ataque socialista à solução governativa para os Açores. Ministro dos Negócios Estrangeiros falava no Parlamento, durante a audição relativa ao orçamento da sua tutela para 2021.

A+ / A-

Augusto Santos Silva mostra-se crítico da solução para o governo nos Açores e garante que não quer proximidade com tiranos – designação que atribui ao partido Chega.

Ouvido nesta quarta-feira no Parlamento, o ministro dos Negócios foi questionado pelo deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, sobre as boas relações que Portugal continua a ter com a China. E respondeu assim:

“Em relação a ser fofinhos com tiranos ou amigos de tiranos ou defensores de ditaduras, senhor deputado, só tenho a dizer isto: esta gravata é açoriana. Eu não pertenço a nenhum partido que esteja encostado a quem gosta de ditadores e tiranos para efeitos apenas de garantir algum apoio governamental”, afirmou enquanto nas bancadas se começava a ouvir reações.

“Como veem pelas minhas palavras e pela vossa reação, eu não sou mesmo fofinho com tiranos nem com amigos de tiranos nem com primos de amigos de tiranos nem com vizinhos circunstanciais que se encostem a primos de amigos de tiranos para efeitos de provocar mudanças”, reforçou.

Na sua intervenção, Santos Silva lembrou que a mudança nos Açores se está a fazer à custa do Chega, partido que diz ser amigo de ditadores e tiranos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros esteve, nesta manhã, na audição relativa ao orçamento dedicado ao seu ministério para 2021.

A sua intervenção sobre os Açores provocou uma reação ruidosa nas bancadas da direita parlamentar.

Foi mais uma reação socialista à “geringonça” saída das últimas eleições açorianas, onde o próximo governo regional será composto pelo PSD, pelo CDS e pelo PPM, com apoio parlamentar garantido, à partida, pelos dois deputados do Chega e do deputado da Iniciativa Liberal.

A solução – validada no sábado pelo Representante da República para os Açores – tem sido fortemente criticada pelos mais altos dirigentes socialistas, a começar no próprio António Costa, secretário-geral do partido e primeiro-ministro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 nov, 2020 Lisboa 10:53
    Agora que provaram do vosso "remédio", não gostam do sabor, não é?
  • Ivo Pestana
    11 nov, 2020 Funchal 15:39
    Como dizia alguém, "quem se mete com o PS, leva". Quem foram os criadores da geringonça?
  • Americo
    11 nov, 2020 Leiria 14:57
    E qual foi a resposta sobre a "china"?

Destaques V+