Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Porta-voz do PSD para a Saúde cria linha Whatsapp para esclarecer dúvidas

11 nov, 2020 - 17:37 • João Carlos Malta

O deputado Ricardo Batista Leite decidiu criar uma linha de apoio aos cidadãos para que possam colocar perguntas sobre o coronavírus. Garante que foi a forma de organizar as múltiplas mensagens que vai recebendo, e nas últimas 48 horas já recebeu mais de 100 pedidos de ajuda. A ideia é combater a desinformação.

A+ / A-

Veja também:


O médico Ricardo Batista Leite, deputado do PSD, criou um número no WhatsApp para que todos os que tenham dúvidas sobre a Covid-19. Promete esclarecer cada um dos portugueses que entrarem em contacto. Nas últimas 48 horas foram mais de uma centena.

À Renascença, Batista Leite refere que “ao longo dos últimos meses" tem "dialogado com centenas de pessoas que acabam por falar comigo por todas as vias”, nomeadamente através das redes sociais, que “procuram esclarecer dúvidas nestes momentos de enorme incerteza que esta pandemia colocou sobre todos nós”.

Na maior parte dos casos, os contactos pedem uma visão médica, e para organizar todos os pedidos de ajuda que lhe chegaram, achou que “seria interessante utilizar um número de telefone único, ou um espaço único de diálogo para ir respondendo na medida do possível”.

Segundo o porta-voz do PSD para a área da Saúde, a vasta maioria das pessoas que o contactam faz “perguntas muito concretas com interpretações do conjunto de regras que estão em curso”.

A mais comum “é perguntarem se estão em risco após um contacto em determinadas circunstâncias”. “Como médico tenho procurado orientar as pessoas”, resume.

As dúvidas, na opinião do deputado social-democrata, resultam da comunicação que foi sendo feita da pandemia, e que “nem sempre foi a mais clara e consistente, mesmo da parte das autoridades”.

Outra das motivações que levou Batista Leite a avançar com esta iniciativa é o de “combater a desinformação”. “Vejo muitos disparates escritos nas redes sociais, a serem veiculadas como sendo verdades quando não o são”, explica.

Para o deputado, uma das consequências mais visíveis é, por exemplo, a sondagem que demonstra que quase um terço se recusa a vacinar contra covid-19 caso haja uma vacina segura e eficaz.

“Isto são sinais muito preocupantes que nos levam a ter de comunicar mais, melhor, com base em ciência, de forma clara e consistente”, resume.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    11 nov, 2020 Leiria 19:54
    É de louvar se não for para ajudar as pessoas sem politizar mais que o COVID já está, muita gente está com mais dúvidas porque os políticos politizaram a Saúde um bem que deveria ser isento de partidarismos, nós precisamos é de esclarecimentos sobre o Vírus já há gente demais a falarem sem saberem o que ele é na realidade.

Destaques V+