Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Grécia em novo confinamento decreta recolher obrigatório noturno

11 nov, 2020 - 21:09 • Lusa

Nas últimas 24 horas morreram 43 pessoas, um recorde desde o surgimento do vírus na Grécia, em finais de fevereiro.

A+ / A-

Veja também:


A Grécia, já confinada para combater a pandemia de Covid-19, decretou esta quarta-feira um recolher obrigatório noturno a partir de sexta-feira após um forte aumento das infeções diárias que estão a pressionar os serviços de saúde.

Com a circulação rodoviária muito intensa em Atenas, apesar de um confinamento imposto desde sábado, o secretário de Estado para a Proteção civil, Nikos Hardalias, anunciou um recolher obrigatório noturno em todo o país a partir de sexta-feira “entre as 21h00 locais [19h00 em Lisboa] e aos 05h00 locais [03h00 em Lisboa]”. Apenas são autorizadas “as deslocações por motivos de trabalho e de saúde”, precisou.

A totalidade da Grécia está de novo em confinamento desde sábado e até 30 de novembro, e apenas permanecem abertos os estabelecimentos de produtos “essenciais”, em particular os supermercados e farmácias.

Os gregos apenas podem circular com um SMS ou uma autorização escrita que indique um dos seis motivos de deslocamento autorizado (saúde, alimentação, atividade desportiva ou animal doméstico, acompanhamento à escola ou ajuda a pessoas vulnerável, serviços públicos e bancos, acidente familiar).

No entanto, o número de contágios diários não cessou de aumentar, e esta quarta-feira os números fornecidos pelas autoridades indicam 2.752 pessoas infetadas, num total de 61.321.

Nas últimas 24 horas morreram 43 pessoas, um recorde desde o surgimento do vírus na Grécia, em finais de fevereiro.

“Verificámos deslocações inúteis”, sublinhou Nikos Hardalias no decurso de uma declaração à televisão pública ERT, lamentando uma circulação automóvel ainda muito intensa.

“A situação é extremamente crítica, em particular em Salónica, onde uma em cada três pessoas está contaminada”, alertou.

“Em Salónica, a taxa de positividade atingiu 32%, a propagação [do vírus] é muito importante e o sistema de saúde está no vermelho”, precisou o ministro da Saúde Vassilis Kikilias, que se deslocou de urgência a esta cidade de cerca de um milhão de habitantes, a segunda do país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros Nikos Dendias e o seu secretário de Estado anunciaram que vão cumprir quarentena “por precaução”, após terem contactado com uma pessoa contaminada.

O chefe da igreja ortodoxa da Albânia, arcebispo Anastasios, 91 anos, testou positivo ao vírus e será transferido para um hospital de Atenas a bordo de um aparelho C130 da Força Aérea grega, indicou a agência noticiosa estatal Ana.

Desde a crise financeira (2010-2018) que a Grécia se confronta com um sistema de saúde deficiente, na sequência de uma importante redução das despesas públicas imposta pelos credores internacionais.

“O sistema está sob pressão e os próximos dias serão particularmente críticos”, indicou na estação de televisão ERT Mina Gaga, diretora do serviço de pneumologia do hospital Sotiria em Atenas.

“Se Atenas enfrentar o mesmo problema que Salónica, a situação será muito difícil”, preveniu.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+