Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise pandémica

Lisboa avança com 15 medidas de apoio a empresas e famílias

11 nov, 2020 - 13:19 • Fátima Casanova

Uma das prioridades é o comércio e a restauração. Fernando Medina anunciou ainda isenção total de rendas comerciais em 2021 e apoios também para as esplanadas.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa anunciou, nesta quarta-feira, 15 medidas para apoiar empresas e famílias do concelho. Segundo Fernando Medina, os apoios têm um valor global de 55 milhões de euros para comércio, restauração, cultura, setor social e famílias.

Uma das prioridades é justamente apoiar o comércio e a restauração, para os quais estão previstos apoios mensais.

“O apoio que fazemos é um apoio a fundo perdido, que se pode dirigir ao pagamento de rendas, ao pagamento de salários, de encargos. Nas empresas até 100 mil euros, [o apoio] terá um valor de quatro mil euros. Estamos a falar de um apoio de mil euros por mês a cada empresa”, afirmou o presidente da Câmara.

“Nas empresas entre 100 e 300 mil euros de faturação o apoio de seis mil euros – portanto, 1.500 euros por mês – e, nas empresas entre 300 e 500 mil euros, oito mil euros, isto é, dois mil euros por mês”, prosseguiu.

Fernando Medina quer fazer os primeiros pagamentos já no próximo mês (dezembro). Deverão ser abrangidas cerca de oito mil empresas – “falo de empresas ou empresários em nome individual, que representam cerca de 100 mil postos de trabalho na cidade de Lisboa e que, no fundo, representam 80% de todo o setor abrangido do comércio e da restauração”.

Podem candidatar-se as empresas que tiveram quebra de faturação desde o início do ano e até setembro, e têm de assumir o compromisso de que não irão encerrar a atividade.

Fernando Medina anunciou ainda a isenção total de rendas comerciais em 2021 de todos os imóveis que pertencem à autarquia.

Também as esplanadas vão estar isentas de taxas, pelo menos, até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

Fernando Medina quer ainda dotar estes espaços com melhores condições durante o outono e inverno, pelo que a Câmara vai comparticipar em 50% a compra de equipamentos, até ao limite de 750 euros por esplanada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+