Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

África do Sul anuncia detenção do secretário-geral do ANC por suspeitas de corrupção

10 nov, 2020 - 16:55 • Lusa

A ordem de detenção contra Ace Magashule foi emitida pela unidade especial de investigação policial no âmbito de uma investigação do Ministério Público sul-africano sobre um controverso concurso de obras públicas.

A+ / A-

O secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido no poder na África do Sul, foi detido por alegada corrupção, anunciaram esta terça-feira as autoridades que investigam a alta corrupção no país.

A ordem de detenção contra Ace Magashule foi emitida pela unidade especial de investigação policial ('Hawks'), no âmbito de uma investigação do Ministério Público sul-africano sobre um controverso concurso de obras públicas no valor de mais de 250 milhões de rands (13,5 milhões de euros) na província do Estado Livre, disse o porta-voz policial Lynda Steyn, citado pela imprensa sul-africana.

O alto quadro político do ANC e ex-governador do partido no poder na província do Estado Livre, interior do país, deverá comparecer sexta-feira em tribunal, adiantou.

Pelo menos oito indivíduos, incluindo altos quadros do Governo do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que preside também ao ANC, foram detidos e acusados de fraude e corrupção desde outubro no âmbito da investigação policial em curso naquela província do interior do país.

Os suspeitos encontram-se em liberdade condicional, tendo o principal acusado pagado uma fiança de 500.000 rands (27 mil euros) à justiça sul-africana, segundo a imprensa.

O Congresso Nacional Africano, no poder desde 1994, disse em comunicado que a organização foi informada pelos meios de comunicação social sobre a ordem de detenção do seu secretário-geral.

"Esta tarde, o secretário-geral aconselhou o movimento de que iria consultar a sua equipa de advogados em como responder da melhor forma aos últimos desenvolvimentos", referiu o porta-voz Pule Mabe, citado pelo portal News24.

"O secretário-geral falou anteriormente sobre a sua prisão iminente e solicitou à sua equipa jurídica que estabelecesse junto das autoridades competentes a validade de tal detenção", adiantou.

O antigo presidente Jacob Zuma, que liderou o país entre 2009 e 2018, foi pressionado pelo partido no poder a afastar-se antes de terminar o mandato depois de múltiplos escândalos relacionados com corrupção, nomeadamente por envolvimento em operações, supostamente fraudulentas, a favor de um contrato público de aquisição de armamento de mais de dois mil milhões de dólares, em 1999, quando era vice-presidente da República.

O caso arrasta-se na justiça sul-africana há 17 anos, desde 2003.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+