Tempo
|
A+ / A-

João Almeida fecha 2020 como 13.º melhor ciclista do mundo

10 nov, 2020 - 11:18 • Redação com Lusa

O ciclista português termina a primeira época como profissional entre o "top-15". Primoz Roglic encabeça o "ranking" da UCI.

A+ / A-

O ciclista português João Almeida termina a época de 2020 como 13.º melhor ciclista do mundo, de acordo com a mais recente e derradeira atualização do "ranking" da União Ciclista Internacional (UCI).

Na primeira época como profissional, aos 22 anos, João Almeida, quarto classificado da Volta a Itália, cuja camisola rosa vestiu durante 15 dias, foi também segundo no Giro dell'Emilia, terceiro na Volta a Burgos e na Coppi e Bartali, e nono na Volta ao Algarve.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), de 31 anos, vencedor da Volta a Espanha e segundo classificado na Volta a França, terminou a época como número um do "ranking". É o segundo ano consecutivo que encabeça a lista da UCI. Em segundo, ficou o compatriota Tadej Pogacar, vencedor do Tour. O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) é terceiro.

Rui Costa (UAE Emirates) é o outro representante nacional no "top-100", na 71.ª posição. Ruben Guerreiro (Education First), rei da montanha do Giro e vencedor de uma etapa, é 133.º.

Entre os ciclistas a correr em equipas nacionais, o vencedor da edição especial da Volta a Portugal, Amaro Antunes (W52-FC Porto), é o mais bem classificado, no 197.º posto.

Por equipas, a Jumbo-Visma traduziu o seu domínio avassalador na estrada, nomeadamente na Volta a França e na Volta a Espanha, com o primeiro lugar no "ranking". Sucede à Deceuninck-QuickStep. A UAE Emirates, de Rui Costa e dos irmãos Ivo e Rui Oliveira, ficou em terceiro.

No "ranking" de países, Portugal surge na 13.ª posição de uma hierarquia liderada pela França, secundada por Eslovénia e Bélgica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+