Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais EUA

Guterres felicita Joe Biden e os EUA por “vibrante exercício de democracia”

09 nov, 2020 - 19:36 • Lusa

Donald Trump continua a contestar os resultados das eleições presidenciais e prepara-se para mover diversos processos judiciais por alegada "fraude".

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou esta segunda-feira o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, pela sua vitória nas eleições de 03 de novembro, bem como todo o país por um "vibrante exercício de democracia".

Através do seu porta-voz, Guterres sublinhou ainda que a colaboração entre os Estados Unidos e as Nações Unidas constituiu "um pilar essencial da cooperação internacional necessária para dar resposta aos dramáticos problemas que o mundo enfrenta hoje".

O diplomata e antigo primeiro-ministro de Portugal manteve o silêncio até hoje sobre os resultados das eleições norte-americanas, apesar de outros responsáveis das Nações Unidas, caso do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, já terem felicitado Biden.

Questionado sobre esta situação, Stephane Dujarric, o porta-voz de Guterres, minimizou este atraso e assegurou que o gabinete do chefe da ONU apenas decidiu esperar pelo dia de hoje para emitir a declaração.

As projeções dos principais 'media' norte-americanos declararam Biden vencedor das eleições presidenciais, após ter conquistado o estado decisivo da Pensilvânia e ultrapassar os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral.

Donald Trump continua a contestar os resultados eleitorais e prepara-se para mover diversos processos judiciais por alegada "fraude".

Os Estado Unidos mantiveram uma tensa relação com a ONU sob o mandato de Donald Trump, com o país a abandonar o Conselho de Direitos Humanos da organização, iniciar o processo de retirada da OMS, a saída do Acordo de Paris sobre o clima e o corte de fundos para diversas agências das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+