Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições nos EUA: George W. Bush realça eleição “honesta” de Biden

08 nov, 2020 - 22:37 • Lusa

“Apesar das nossas diferenças políticas, sei que Joe Biden é um bom homem", afirma o antigo presidente republicano.

A+ / A-

O antigo presidente dos Estados Unidos George W. Bush congratulou hoje o democrata Joe Biden pelo triunfo “claro” na corrida para a Casa Branca e sublinhou a integridade do sufrágio, apesar das críticas de Donald Trump.

Em comunicado, o ex-chefe de estado norte-americano, cuja vitória nas eleições de 2000 só foi confirmada após recontagens no estado da Florida, enalteceu também a “mensagem patriótica” do vencedor, que, na noite de sábado (madrugada de domingo em Portugal continental), se proclamou como o presidente de “todos os americanos”.

“Apesar das nossas diferenças políticas, sei que Joe Biden é um bom homem que ganhou a oportunidade de liderar e unificar o nosso país”, frisou o republicano, sem deixar de enviar um ‘recado’ ao presidente Trump, que ainda não reconheceu o resultado e contesta a legitimidade das contagens em diversos estados: “Os americanos podem ter confiança nesta eleição honesta, cuja integridade será mantida e cujo resultado é claro”.


Noite de "fé renovada, para amanhã trazer um dia melhor". Joe Biden discursa como Presidente eleito
Noite de "fé renovada, para amanhã trazer um dia melhor". Joe Biden discursa como Presidente eleito

George W. Bush reconheceu, porém, o direito de Donald Trump de “pedir recontagens e de apresentar contestações legais”, mas sublinhou que “todas as questões pendentes serão resolvidas” perante uma eleição “fundamentalmente justa” e onde a participação recorde dos eleitores é vista como um sinal de “saúde da democracia” dos EUA.

O candidato democrata Joe Biden foi anunciado no sábado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, segundo projeções dos ‘media’ norte-americanos.

Segundo as projeções, Biden totaliza 290 “grandes eleitores” do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+