Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos. Afastado cardeal polaco de 97 anos

06 nov, 2020 - 13:04 • Aura Miguel

O Vaticano aconselha o prelado a despojar-se dos seus bens e a oferecê-los ao Fundo São José, criado para ajudar as vítimas de abuso.

A+ / A-

O cardeal polaco Henryk Gulbinowicz, 97 anos, arcebispo emérito de Wroclaw, foi proibido do exercício público do seu ministério e de “usar as insígnias episcopais” e de “honras funerárias”.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pela nunciatura em Varsóvia, na sequência de uma investigação sobre abuso sexual de menores e abuso de poder.

A nota oficial do Vaticano aconselha o prelado a despojar-se dos seus bens e a oferecê-los ao Fundo São José, criado para ajudar as vítimas de abuso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+