Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fisco alerta para mensagens falsas sobre supostos reembolsos

06 nov, 2020 - 17:32 • Lusa

Nestas mensagens falsas, o contribuinte (apelidado de "cliente") é "informado" de que tem direito a um reembolso de 125,20 euros e convidado a seguir um "link" para que o mesmo possa ser processado.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lançou um alerta, esta sexta-feira, sobre o envio de 'e-mails' fraudulentos que têm estado a ser enviados a alguns contribuintes contendo mensagens falsas sobre o pagamento de reembolsos.

“Alguns contribuintes têm recebido 'e-mails' fraudulentos, supostamente provenientes do endereço info@portaldasfinancas.pt nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido. Estas mensagens são falsas. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, refere a AT numa mensagem publicada na sua conta oficial do Twitter.

O alerta da AT indica o conteúdo de uma dessas mensagens falsas na qual o contribuinte (apelidado de ‘cliente’) é ‘informado’ de que tem direito a um reembolso de 125,20 euros e convidado a seguir um 'link' para que o mesmo possa ser processado.

Este alerta para a existência de mensagem fraudulenta consta também do Portal das Finanças, onde a AT sublinha que estas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas”, já que o seu único objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos.

A AT lembra ainda que o seu Portal dispõe de informação sobre segurança informática, podendo esta ser consultada aqui.

Ao longo dos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detetado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de ‘phishing’ (técnica de fraude ‘online’).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+