Tempo
|
A+ / A-

Aumentam pedidos de asilo

Governo cria sistema único para acolher e integrar refugiados

05 nov, 2020 - 16:41 • Lusa

Sistema está integrado no Grupo Operativo Único que é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Instituto da Segurança Social.

A+ / A-

O Governo aprovou esta quinta-feira a criação de um sistema único de acolhimento e integração de requerentes de asilo e beneficiários de proteção internacional para assegurar “a cooperação e coordenação entre os vários intervenientes”.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, a resolução aprovada cria um sistema que vai permitir “responder de forma ágil e articulada aos desafios que se colocam em matéria de acolhimento e integração das pessoas refugiadas, incluindo as crianças não acompanhadas, reinstalados, recolocados ou pedidos espontâneos”.

Este sistema está integrado no Grupo Operativo Único que é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Instituto da Segurança Social e serve para acompanhar todos os requerentes de asilo ou beneficiários de proteção internacional.

O comunicado refere que as respostas a desenvolver juntam as várias entidades com responsabilidades nesta área e procura “garantir uma maior eficácia e eficiência nos processos de acolhimento e, assim, potenciar o caminho para a autonomização e integração na sociedade portuguesa”.

“Acompanhando o crescimento exponencial do número de pedidos de proteção internacional registados em Portugal nos últimos anos, o novo modelo vem ao encontro da disponibilidade manifestada pelo Governo português no acolhimento e a integração das pessoas refugiadas no quadro de um esforço conjunto europeu para a construção de uma política de asilo assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade”, refere ainda a nota do Conselho de Ministros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+