Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais EUA 2020

Arizona. Contagem de votos à porta fechada devido a ameaças de manifestantes pró-Trump armados

05 nov, 2020 - 12:02 • Sofia Freitas Moreira com agências

Uma multidão ruidosa de apoiantes de Trump reuniu-se às portas do edíficio, alguns com armas nas mãos, exigindo a suspensão da contagem dos votos naquele local.

A+ / A-
EUA. Centenas de manifestantes disputam contagem de votos enquanto país aguarda resultados da eleição
EUA. Centenas de manifestantes disputam contagem de votos enquanto país aguarda resultados da eleição

O condado de Maricopa, no estado norte-americano do Arizona, encerrou as suas instalações de contagem de votos para as eleições presidenciais aos media e ao público, por preocupações de segurança.

A decisão surge na sequência de protestos violentos organizados por apoiantes republicanos, muitos deles armados, às portas do edifício.

A contagem dos votos continua, mas à porta fechada.

“A equipa do departamento de eleições do condado de Maricopa vai continuar o seu trabalho de administrar as eleições na segunda maior jurisdição de votação do condado”, publicou o departamento no Twitter, na noite de quarta-feira.

Trump tem um "exército" a postos caso não vença. O perigo das milícias armadas nos EUA
Trump tem um "exército" a postos caso não vença. O perigo das milícias armadas nos EUA

Um correspondente da NBC News, que esteve nas instalações, comentou o sucedido através do Twitter, descrevendo que a multidão de pessoas, que alega que “os votos estavam a ser roubados do Presidente”, estava a “crescer”.

O Arizona representa 11 votos eleitorais. Se Joe Biden vencer neste estado, fica a apenas seis pontos dos 270 necessários para vencer as eleições.

Com cautela, Biden declarou ao final de quarta-feira que acredita estar a caminho da vitória nas presidenciais dos EUA frente ao Presidente republicano, Donald Trump.

Neste momento, Trump está a tentar evitar tornar-se o primeiro Presidente em funções a falhar a reeleição desde a derrota do republicano George H. W. Bush em 1992, no final do seu primeiro mandato.

EUA e a eleição da década. Biden continua a somar votos e Trump a ameaçar com processos judiciais
EUA e a eleição da década. Biden continua a somar votos e Trump a ameaçar com processos judiciais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 nov, 2020 Funchal 16:00
    Depois choram quando há tiroteios. Gringos!

Destaques V+