Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vizela marca para 13 de dezembro referendo sobre data de feriado municipal

04 nov, 2020 - 17:21 • Lusa

As opções são 19 de março e 11 de julho.

A+ / A-

A Câmara de Vizela vai realizar, a 13 de dezembro, um referendo local à eventual alteração da data do feriado municipal de Vizela, anunciou autarquia, esta quarta-feira.

Em comunicado, a Câmara revela que agendou o referendo depois da sua aprovação pelo Tribunal Constitucional.

“Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho” é a pergunta que vai ser sujeita a votação.

O referendo municipal estava inicialmente marcado para o dia 29 de março, mas a câmara decidiu cancelá-lo devido à covid-19, referiu.

“Este agendamento foi efetuado face às várias contingências, desde logo o prazo obrigatório de agendamento do referendo, a época natalícia que se aproxima, o agendamento das eleições presidenciais e, por último, a evolução da propagação do surto epidémico e respetivas medidas restritivas”, explica agora o município.

Por deliberações de 2003 da Câmara e da Assembleia Municipal de Vizela, foi aprovada a proposta de fixação do dia de feriado municipal a 19 de março.

Apesar de já terem decorrido mais de 16 anos desde a referida aprovação, a data das comemorações do feriado municipal tem sido objeto de alguma discussão, tendo sido amplamente discutidos, ao longo dos últimos anos, os dias 19 de março, dia da aprovação da criação do concelho de Vizela, e 11 de julho, dia de S. Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.

Por isso, a Câmara de Vizela decidiu dar voz aos munícipes, para que sejam estes a escolher o dia das comemorações do feriado municipal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+