Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há 1.505 dias que o Sporting não liderava sozinho o campeonato

03 nov, 2020 - 01:45 • Inês Braga Sampaio

A última jornada que o Sporting terminou como líder isolado foi a número quatro da época 2016/17, ainda com Jorge Jesus.

A+ / A-

O Sporting é líder isolado do campeonato, 1.505 dias mais tarde. A equipa de Rúben Amorim soma 16 pontos, mais um que o Benfica.

A última jornada que o Sporting terminou como primeiro classificado, sem quaisquer igualdades pontuais, foi a quarta da época 2016/17. Os leões tinham 12 pontos, mais dois que Sporting de Braga e Benfica.

Na quinta ronda, a equipa leonina, então treinada por Jorge Jesus, caiu no terreno do Rio Ave, por 3-1, a 18 de setembro de 2016. No dia seguinte, 19 de setembro, o Benfica bateu o Braga, na Luz, pelo mesmo resultado, e arrecadou a liderança. Desde então, nunca mais o Sporting foi líder isolado da I Liga — até segunda-feira, quando o Benfica caiu (3-0) no reduto do Boavista. Passaram-se quatro anos, um mês e 14 dias.

O FC Porto ficou para trás à terceira jornada, com uma derrota (2-3) frente ao Marítimo, que deixou Benfica e Sporting a discutir a liderança.

Depois de vencerem o jogo que lhes faltava, frente ao Gil Vicente (então adiado devido a surtos de Covid-19 nas duas equipas), os leões ficaram a dois pontos do rival lisboeta. No domingo, subiram à liderança à condição, com uma goleada (4-0) ao Tondela, e ficaram à espera do que faria o Benfica. Chamada a responder ao desafio, a equipa de Jorge Jesus cedeu e permitiu ao Sporting terminar a jornada no primeiro lugar.

O campeonato da época 2016/17 foi conquistado pelo Benfica, que chegou ao ambicionado "tetra". O desta ainda se encontra em fase precoce. O Sporting não é campeão há 18 anos (19 temporadas), desde 2001/02.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+