Tempo
|
A+ / A-

Arcebispo de Viena condena ataques: “Nada justifica a violência cega”

03 nov, 2020 - 11:25 • Ângela Roque

O cardeal Christoph Schönborn manifesta “tristeza e dor” pelos atentados da última noite na capital austríaca, defendendo que “ao ódio não se pode responder com ódio”.

A+ / A-
Tiroteios em Viena deixam quatro mortos. Atacante abatido era “simpatizante de milícia terrorista”
Tiroteios em Viena deixam quatro mortos. Atacante abatido era “simpatizante de milícia terrorista”

O arcebispo de Viena condena os atentados terroristas que na segunda-feira atingiram diversos locais da capital austríaca, causando pelo menos quatro mortos e 15 feridos graves. “Qualquer que seja a natureza do ataque, uma coisa é clara: nada justifica a violência cega”, afirma o cardeal Christoph Schönborn numa declaração divulgada já esta terça-feira pela Conferência Episcopal da Áustria.

Na última noite, em declarações à agência Kathpress, o cardeal já se tinha manifestado chocado com os acontecimentos que podem ter tido intenção de atingir a comunidade judaica. “Os tiros frente ao templo israelita fizeram-me recordar o sangrento ataque à sinagoga que ocorreu em 1981”, recordou, pedindo a todos que se unam em oração.

“Nestas horas dramáticas, junto com muitos dos que acompanham estes trágicos acontecimentos no coração da nossa cidade, rezo pelas vítimas, pelas equipas de emergência e para que não haja mais sangue derramado”, afirmou.

Já esta manhã, numa mensagem pelo Twitter, lembrou que “ao ódio não se deve responder com ódio”, e apelou ao povo austríaco que se mantenha unido. “Vamos prosseguir no caminho da solidariedade, da comunhão e do respeito. São esses os valores que moldaram a Áustria”, escreveu.

Christoph Schönborn pede, ainda, que o país “não se transforme numa sociedade que se fecha no medo”, mas continue aberta aos outros. “Mesmo quando, como agora, temos de manter a distância por causa da pandemia, com os nossos corações não devemos manter essa distância”, defende o arcebispo de Viena.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+