Tempo
|
A+ / A-

Metro de Lisboa

Governo quer lançar concurso para expansão do metro de Lisboa até Loures em 2022

03 nov, 2020 - 00:08 • Lusa

Antes disso tem de ser feito um estudo de impacto ambiental, indica ministro do Ambiente. "Não acredito que consigamos ter concurso para a obra durante o próximo ano, mas não passará daí”, adianta Matos Fernandes.

A+ / A-

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse na segunda-feira que o concurso público para a expansão do metro ao concelho de Loures irá ocorrer a partir de 2022, existindo antes disso um estudo de impacto ambiental.

“Pela dimensão vai ter de ter estudo de impacto ambiental. Não acredito que consigamos ter concurso para a obra durante o próximo ano, mas não passará daí”, estimou João Matos Fernandes, em declarações no parlamento.

O ministro, que falava numa audição parlamentar para apreciação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021, na Assembleia da República, em Lisboa, respondia desta forma a uma pergunta do deputado do PS Ricardo Leão sobre este projeto.

A ligação por metro ligeiro de superfície entre os concelhos de Odivelas e de Loures, no distrito de Lisboa, é um dos projetos previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo em Bruxelas.

Segundo adiantou hoje João Matos Fernandes, esta obra, com um custo previsto de cerca de 250 milhões de euros, terá um prazo de execução de cinco anos.

Em declarações à agência Lusa no final de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), adiantou que o projeto prevê cerca de 12 quilómetros de traçado e duas ligações, sendo uma Odivelas-Ramada-Santo António dos Cavaleiros-Hospital Beatriz Ângelo e outra Loures-Infantado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+