Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19: Hospital de Penafiel lança SOS. “Situação de rutura completa"

03 nov, 2020 - 20:19 • Henrique Cunha , com redação

O presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros diz que, esta terça-feira manhã, estavam 38 doentes infetados com o novo coronavírus à espera de vagas no internamento. Há "doentes suspeitos de infeção que esperam 16 horas por um diagnóstico".

A+ / A-

Veja também:


O Centro Hospitalar Tâmega-Sousa, em Penafiel, regista nesta altura 10% dos internamentos Covid-19 a nível nacional. Esta terça-feira, conta com 235 internados, dos quais 11 em cuidados intensivos.

Esta terça-feira manhã estavam 38 doentes infetados com o novo coronavírus à espera de vagas no internamento.

O presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros classifica a situação de "inaceitável". Em declarações à Renascença, João Paulo Carvalho afirma que se "esgotou a capacidade física e humana" para dar resposta ao "volume de doentes que estão a ocorrer ao hospital".

“Às 9h00 da manhã de hoje estavam 38 doentes confirmados com Covid-19 à espera de vagas no internamento. Isto é inaceitável. Ontem, o Centro Hospitalar Tâmega-Sousa tinha 210 doentes internados. De ontem para hoje, aumentaram 25 doentes a necessitar de internamento. Não é possível, esgotou a capacidade física e humana de dar resposta a este volume de doentes.”

João Paulo Carvalho afirma que se vive "uma situação de rutura completa" e apela “à rápida intervenção” da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

O enfermeiro denuncia que há "doentes suspeitos de infeção que esperam 16 horas por um diagnóstico". João Paulo Carvalho revela que circulam fotografias que retratam um grande aglomerado de doentes na área respiratória Covid do serviço de urgência do hospital de Penafiel.

Covid-19 por regiões

No mesmo tom dramático, António Araújo, da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, reforça a tese de exaustão entre os profissionais de saúde.

“Neste momento, vivem-se tempos de grande desespero entre os profissionais de saúde, porque estão exaustos, muito cansados e não conseguem dar vazão a todas as solicitações que existem, neste momento, naquele centro hospitalar.”

O médico alude "a um número muito elevado de infeções entre os profissionais de saúde" daquele hospital, o que reforça a necessidade de recrutamento.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa já solicitou à tutela reforço de médicos de medicina geral e familiar.

A Administração Regional de Saúde do Norte confirmou à Renascença que está a tentar corresponder ao pedido da unidade hospitalar.

Fonte da ARS reconhece que "os recursos estão a revelar-se escassos" e que está a ser "potenciado o trabalho em rede entre hospitais".

A Administração Regional de Saúde do Norte lembra que está a enviar doentes para outras unidades hospitalares e que tenta encontrar também respostas junto do sector privado e social.

Portugal regista esta terça-feira mais 45 mortes e 2.596 novos casos de Covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde. Depois do máximo de ontem, é o segundo dia com mais óbitos.

Desde a chegada da pandemia estão confirmadas 2.635 mortes e quase 150 mil infeções pelo novo coronavírus.

O Norte continua a ser a região mais afetada pela Covid-19 nesta altura. Em 24 horas foram registados mais 1.547 casos e 21 mortes.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+