Tempo
|
A+ / A-

Ataque em Viena. Marcelo em choque revela que há um português entre os feridos

03 nov, 2020 - 11:38 • Lusa

Gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou que é luso-luxemburguês.O ataque fez quatro vítimas mortais e 17 feridos.

A+ / A-
Tiroteios em Viena deixam quatro mortos. Atacante abatido era “simpatizante de milícia terrorista”
Tiroteios em Viena deixam quatro mortos. Atacante abatido era “simpatizante de milícia terrorista”

O Presidente da República revelou que há um jovem português entre os feridos do ataque em Viena. A informação consta de uma mensagem que enviou ao seu homólogo austríaco a repudiar o atentado de segunda-feira.

"Foi com choque e tristeza que tomei conhecimento do ataque que ontem [segunda-feira] teve lugar no centro de Viena e que provocou a morte de quatro pessoas e diversos feridos, entre estes últimos um jovem português", lê-se na mensagem enviada ao Presidente da Áustria, divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

O Gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou que a vítima é um luso-luxemburguês, que está hospitalizado.

A mesma fonte disse que Portugal está a acompanhar a evolução do seu estado de saúde através da Embaixada de Portugal em Viena, capital austríaca, e do Gabinete de Emergência Consular, em articulação com as autoridades luxemburguesas. As autoridades portuguesas estão igualmente em contacto com os familiares deste cidadão.

Marcelo Rebelo de Sousa reafirma o seu "repúdio por todos os atos de violência" e a "convicção de que estes não lograrão alcançar os seus objetivos".

"Neste momento difícil, quero exprimir a minha solidariedade para com a Áustria e o povo austríaco e apresento a vossa excelência, em nome do povo português e no meu próprio, a expressão da mais sentida solidariedade e sincero pesar", acrescenta o chefe de Estado.

O ataque de segunda-feira à noite em Viena começou com um tiroteio numa rua central onde fica a sinagoga principal da capital austríaca, então fechada, próxima de uma área de bares. Os atacantes deslocaram-se depois pelo centro da cidade, disparando sobre quem ocupava as esplanadas.

O ataque fez quatro vítimas mortais e 17 feridos. Um dos atacantes foi morto pela polícia, enquanto um segundo fugiu e está a ser procurado.

Segundo o ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer, o atacante morto pela polícia, que estava armado com uma espingarda de assalto e um cinto de explosivos falsos, "era uma pessoa radicalizada que se sentia próxima do Estado Islâmico".

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, considerou que se tratou de um "repugnante ataque terrorista" e que pode haver "um motivo antissemita, pelo lugar onde começou".

As autoridades apelaram à população para permanecer em casa e o controlo de fronteiras foi reforçado.

O último ataque em Viena ocorreu em 1985, quando o grupo palestiniano Abu Nidal matou três pessoas e feriu 39 no aeroporto da cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+