Tempo
|
A+ / A-

Agravamento da pandemia adia tomada de hábito dominicano pelo cardeal Tolentino

02 nov, 2020 - 12:59 • Ângela Roque

Cerimónia estava prevista para dia 14 de novembro, em Lisboa, mas fica adiada para 2021, ano em que os dominicanos celebram um Jubileu, pelos 800 anos da morte de S. Domingos.

A+ / A-

O aumento exponencial do número de casos de Covid-19, tanto em Portugal como em Itália, levou a adiar a celebração da tomada de hábito dominicano pelo cardeal Tolentino Mendoça, marcada para dia 14 de novembro no Convento de S. Domingos, em Lisboa,

A confirmação do adiamento foi dada por frei Filipe Rodrigues, para quem o agravamento da pandemia exigia medidas preventivas.

“Não gostaríamos que houvesse aqui uma enchente, numa altura em que todos falamos de distanciamento e ele tem de existir”, afirma o responsável numa mensagem vídeo divulgada na página do Convento de São Domingos no Youtube, sublinhando que seria difícil controlar o acesso das pessoas.

“Não o queríamos fazer por convite, porque achamos que a igreja tem de estar aberta a todos. Então, em conjunto com o D. Tolentino, decidimos suspender e adiar esta celebração que estava marcada para o dia 14 de novembro”, explica.

Apesar da incerteza quanto à evolução da pandemia, os dominicanos esperam que D. José Tolentino Mendonça possa vestir o hábito branco dos dominicanos em 2021, um ano especial para a Ordem dos Pregadores. “Vamos celebrar os 800 anos da morte de São Domingos, vai ser um ano de Jubileu, porque como dizia São Domingos é-nos mais útil no Céu do que foi aqui na terra, por isso, Deus queira que no próximo ano esta pequena celebração possa acontecer, integrada neste grande Jubileu que a Ordem vai fazer”.

“Que o tempo de pandemia não nos roube a esperança, mas temos de ser conscientes com as consequências de algumas atitudes e atos que promovemos”, conclui frei Filipe.

“É muito nosso amigo, há muitos anos”

A tomada de hábito e profissão de D. José Tolentino Mendonça nas fraternidades sacerdotais de São Domingos foi anunciada em meados de setembro. “A Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores e a Ordem Dominicana em geral regozijam-se e acolhem com alegria este seu novo membro”, afirmou na altura frei José Nunes, provincial dos Dominicanos, à agência Ecclesia.

Na mesma ocasião frei Filipe Rodrigues também explicou que “o cardeal Tolentino é muito nosso amigo, há muitos anos: teve uma grande proximidade com dois dominicanos portugueses, frei José Augusto Mourão e Frei Mateus Peres, e também durante muitos anos teve uma forte ligação às Monjas Dominicanas do Lumiar. Estes contactos e proximidade fizeram com que se sentisse identificado com o carisma dominicano”.

O convite para que vista o hábito branco partiu dos dominicanos e foi prontamente aceite. “Ele aceitou de imediato por se identificar com o carisma de São Domingos, e deu-se a feliz coincidência de, quando foi feito Cardeal, ter ficado titular da igreja de São Domingos e São Sisto, em Roma. Ele próprio assumiu nesse dia a sua ligação aos Dominicanos”, recordou.

A celebração fica agora adiada para 2021, em data a anunciar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+