Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Novas medidas de combate à Covid-19 - 02/11/2020

​H. Raposo

​Proibir feiras é massacrar “os pobres dos pobres”

02 nov, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença analisam as mais recentes medidas decretadas pelo Governo para travar a Covid-19.

O que o Governo anunciou para reforçar combate à Covid-19:


O comentador da Renascença Henrique Raposo não concorda com a proibição das feiras e mercados como medida de combate à propagação da Covid-19.

“Os feirantes têm razão. Porque é que o centro comercial está aberto e uma feira está fechada? Mais uma vez os pobres dos pobres são os mais massacrados”, argumenta.

Já Jacinto Lucas Pires, por um lado, aplaude a opção por definir medidas por concelho, mas questiona se não seria melhor implementar outro tipo de restrições. O escritor questiona se “medidas mais radicais por um tempo mais curtos não seriam mais benéficas para a economia”.

“Não sei se recomendar um dever de recolhimento será suficiente e não será já de menos para a fase em que estamos”, diz Lucas Pires.

A Federação Nacional das Associações de Feirantes admite a realização de uma marcha de protesto em Lisboa contra a suspensão de feiras e mercados, anunciada sábado pelo Governo como parte de uma série de restrições que vão entrar em vigor na quarta-feira em 121 concelhos do país.

Os comerciantes dizem que a decisão ontem anunciada "é uma facada nas costas" e apelam à intervenção do Presidente da República para que o setor não seja castigado no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.

Em Portugal, morreram 2.544 pessoas dos 144.341 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    02 nov, 2020 Funchal 22:21
    Concordo e até acho que as grandes superfícies e os transportes públicos, são mais perigosos.