Tempo
|
A+ / A-

Áustria

Grupo de jovens entra em igreja de Viena para a danificar. Fiéis surpreendidos

01 nov, 2020 - 11:35 • Sofia Freitas Moreira com agências

O jornal austríaco "Kurier" avança que os jovens são de nacionalidade turca. Não há registo de feridos ou danos, uma vez que as autoridades intervieram a tempo.

A+ / A-

Um grupo de 30 a 50 jovens juntou-se numa igreja em Viena, a capital austríaca, numa tentativa de provocar estragos no interior do edifício. O incidente ocorreu na Igreja de St. Anton, na quinta-feira à noite, mas foi divulgado mais tarde.

A polícia foi chamada ao local e, assim que chegou, o grupo começou a dispersar, relatam as autoridades.

O jornal "Kurier" avança que investigadores suspeitam que os intrusos eram jovens de nacionalidade turca, que organizaram o ataque através das redes sociais.

Vários membros do Governo da Áustria reagiram com repúdio ao acontecimento, que ocorre numa altura em que a vizinha França tem enfrentado vários ataques extremistas, um deles numa igreja.

Segundo as autoridades, a polícia foi chamada à Igreja de St. Anton pelo pároco, no momento em que o grupo de jovens começou a dar pontapés na mobília.

Não há registo de danos ou feridos, revela um comunicado da polícia lançado no sábado. As autoridades continuam a investigar o sucedido.

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, partilhou a notícia do jornal na rede social Twitter, acrescentando que “todos os cristãos devem ter o direito de exercer as suas crenças na Áustria de forma livre e segura”.

“Vamos continuar a luta contra o islamismo político com determinação e sem falsas tolerâncias”, lê-se na publicação.


O ataque surge numa altura de grandes tensões em França, com o Presidente Emmanuel Macron a garantir o direito à liberdade de expressão, uma posição assimida numa homenagem ao professor decapitado em outubro, Samuel Paty e já criticada pelo Presidente turco, Erdoğan.

As declarações do chefe de Estado francês suscitaram contestação em vários países muçulmanos, incluindo manifestações e boicotes aos produtos franceses.

Samuel Paty. Homenagem a professor decapitado junta milhares de franceses por todo o país
Samuel Paty. Homenagem a professor decapitado junta milhares de franceses por todo o país
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António J G Costa
    01 nov, 2020 Cacém 15:15
    Se 30 "jovens" austríacos ou franceses se preparassem para vandalizar uma mesquita em território turco, o que teria acontecido?

Destaques V+