Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Supremo rejeita providência cautelar do Chega

31 out, 2020 - 13:43 • Susana Madureira Martins , Fábio Monteiro

Supremo Tribunal Administrativo (STA) rejeitou a ação do Chega. O partido de André Ventura acusava o executivo de António Costa de tratar todo o território de forma igual, embora a gravidade da situação seja diferente conforme as zonas do país.

A+ / A-

A providência cautelar apresentada pelo Chega, relativa às restrições na circulação entre concelhos do dia 30 de outubro a 3 de novembro, foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Administrativo (STA). As magistradas não se pronunciaram sobre a legalidade das medidas aplicadas pelo Governo, apenas sobre a validade da iniciativa do Chega.

O acórdão, a que a Renascença teve acesso, lembra que “a ideia de ser parte de uma relação controvertida está intimamente associada à ideia da existência de um interesse pessoal”. Maria Benedita Urbano, a relatora do documento, admite que em certas circunstâncias se prescinda da ideia do "interesse pessoal, mas entende que não é o caso da iniciativa processual apresentada pelo Chega.

A juíza do STA defende que da lei dos Partidos Políticos não se retira qualquer conclusão no sentido da existência de uma legitimidade ativa da parte do Chega.

Maria Benedita Urbano aponta também que “além do mais sempre poderia causar alguma perplexidade admitir que um partido político tenha legitimidade para atacar com motivo em inconstitucionalidade uma determinada norma em sede de intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias quando não a tem em sede de controlo da constitucionalidade das normas”.

Uma das justificações do Chega para a providência cautelar, recorde-se, era a violação do principio de igualdade, constitucionalmente protegido. O partido de André Ventura acusava o executivo de António Costa de tratar todo o território de forma igual, embora a gravidade da situação seja diferente conforme as zonas.

Na contestação da ação legal do Chega, conhecida na sexta-feira, o Governo disse que foi intencional a não distinção entre zonas do país. “Por certo que, no momento atual, não é igual esse grau de incidência em todo o território nacional. Sucede que, perante uma medida que possui o objetivo já identificado ― de limitar as possibilidades efetivas de agrupamentos familiares num contexto em que eles são tradicionalmente frequentes e numerosos ―, seria antes uma hipotética distinção por regiões que brigaria, e de modo manifesto, com o princípio da igualdade”, alegou.

Outra providência

Além da ação do Chega, foi também apresentada uma segunda providência cautelar, por uma advogada cuja identidade, de momento, não é conhecida. Esta foi recusada pelo STA, numa votação de dois juízes contra um, adiantou fonte do Governo à Renascença. Os magistrados consideraram não existir nenhuma violação dos direitos, liberdades e garantidas, não havendo, então, “fundamento legal” para a ação.

A Renascença está a tentar apurar a identidade e potencial filiação partidária da autora da segunda providência cautelar, cuja existência não foi noticiada durante a semana.

[Texto atualizado às 15h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel ferraz
    01 nov, 2020 Porto 17:15
    André fizeste o que devia ser feito. Sobre a decisão do STA acho que toda a gente sabia do chumbo porque com tantos juízes eles (Governo) têm que os colocar em alguns sítios e....... a decisão final só seria esta. A nível jurídico não há duvidas nenhumas que é INCONSTITUCIONAL o que o governo decretou. Pela iniciativa André dou-te os parabéns.
  • Rui
    31 out, 2020 Beja 19:33
    Vai trabalhar Ventura!
  • Filipe
    31 out, 2020 évora 17:28
    Só prova que a Magistratura enxovalha a Bandeira Nacional e come da mesma panela que os governantes , Portugal precisa urgentemente de um Reset na Democracia , e meter no lixo gente inculta . O Conselho Superior da Magistratura e do Ministério Público , é a prova provada dos compadrios entre políticos , deixem lá o Presidente do Benfica dar palmadinhas nas costas dos juízes , pois utilizam isso para encobrir os podres da justiça . A Covid - 19 fez transparecer a rela da Justiça e da Política , transformado hoje em uma Corte Real da Idade Média , onde os capangas e jagunços dessas entidades , baixam o pau nas pessoas sem qualquer dó e medida . Eu gostava de um dia ver Chaimites e Canhões apontados a São Bento .

Destaques V+